sexta, 19 de abril de 2024
Geral
06/06/2011 | 09:57

Operação Anjo da Guarda Fest 2011: integrando forças

A Operação Anjo da Guarda Fest 2011, será um grande evento combinado que acontecerá na cidade de Balneário Camboriú, Santa Catarina, no período de 09 a 10 julho.Seu maior objetivo será aproximar a população a conhecer as missões diárias das instituições militares e civis, desde o planejamento e execução de operações combinadas. Também evidenciará a força e operacionalidade dos trabalhos desenvolvidos pelos Anjos da Guarda, como os procedimentos operacionais e o apoio logístico envolvidos numa operação desse porte.

Por se tratar do maior evento multitemático militar e civil da América do Sul, diversas decisões desencadeadas pelo comando e controle serão tomadas, onde as unidades participantes entrarão em cena. Helicópteros da Marinha do Brasil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil, Navios da Marinha do Brasil, Aviões da Força Aérea Brasileira, Viaturas do Exército Brasileiro, Companhia Indestrutíveis, Brigada Paranaense de Viaturas Militares Antigas e Auto Pista Litoral Sul cumprirão simulações de ataque, busca e salvamento.

Hoje não há mais como fazer uma guerra sozinho. Todas as Forças têm que estar juntas no teatro de operações. Esta afirmação do idealizador Sandro Rocha, Diretor Geral de Operações do Anjo da Guarda Fest, resume bem a importância e o entendimento do que seja a interoperabilidade entre a Marinha, Exército, Força Aérea, Polícias Militares e Federais numa ação bélica conjunta, sob a coordenação das Forças Armadas.

Sob o Comando do Anjo da Guarda Fest, as equipes se dividirão em duas principais linhas de apresentações, uma responsável pelo comando e controle, e a outra pela ação operacional propriamente dita. Nesse campo de atuação, as Forças utilizarão uma estrutura montada especificamente para atender aos diversos processos decisórios que ocorrem nos bastidores de uma guerra. As simulações seguirão um perfil operacional decorrente das experiências acumuladas com diversas operações internacionais combinadas.

Em termos de pessoal, cerca de 500 militares e outros 1200 pro?ssionais se dedicarão, direta ou indiretamente ao sucesso das operações. Todos gerenciados por estados-maiores, montados nos diversos níveis de campanha do teatro de operações. A estrutura será colocada a prova. E mais uma vez, se mostrará eficiente.

Vale lembrar que a 6ª Edição Internacional do Anjo da Guarda Fest, terá portões abertos e acontecerá na Avenida Atlântica, esquina com Rua 4800, Barra Sul, próximo a Marina Tedesco. Tem o apoio da Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú, patrocínio da FG Empreendimentos, Havan, Volkswagen Camvel, Dicave Volvo, Atlântico Shopping Center, Praia Motos Yamaha, Homptech, Hitachi, Clube Candeias, Parque Beto Carrero World, Luvanor Combustíveis Shell Aviation, Embracore Tecnologia da Informação, Energético Red Dragon, Batata Slice e Grupo Back, apoio institucional do Ministério de Defesa, Secretaria de Segurança Pública, Guarda Mirim de Santa Catarina e Univali.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS