sexta, 29 de março de 2024
Geral
31/05/2011 | 09:00

Praia de Cabeçudas e Molhe da Atalaia são afetados pela ressaca marítima

Todo o litoral catarinense foi atingido neste fim de semana pelo mar grosso. Ondas de 4 a 5 metros e ressaca causaram estragos por toda a costa. Em Itajaí as praias da Atalaia e Cabeçudas foram as mais atingidas e nesta segunda-feira (30) a Coordenadoria Regional de Atendimento ao Cidadão da Fazenda/Praia Brava iniciou a recuperação dos danos.

 

Em Cabeçudas o mar jogou muita areia na Rua Juvêncio Tavares do Amaral, entupiu bocas-de-lobo e assoreou o canal do Marambaia. Hoje foi retirada a areia da via e amanhã com o hidrojato serão desentupidas as bocas-de-lobo e desassoreado o canal. Toda a areia está sendo devolvida para a praia por orientação de oceanógrafos da Univali.

 

Já nos molhes da Atalaia foram removidas várias pedras jogadas pelo mar no local. As fortes ondas também provocaram a rachadura da pavimentação asfáltica. De acordo com o Coordenador Regional de Atendimento ao Cidadão da Fazenda/Praia Brava, Jailson Blasius Fernandes, não foram causados grandes estragos, e até quarta-feira (01) os trabalhos devem ser concluídos.

 

A Defesa Civil mantém o alerta de maré alta até quarta-feira e orienta pescadores de pequenas e médias embarcações não saiam para o mar.


A ressaca foi causada pela diferença de pressão entre um ciclone extratropical no oceano (baixa pressão) e um sistema de alta pressão entre o Litoral da Argentina e do Sul do Brasil. Esse encontro causou ventos fortes no oceano, mantendo uma pista direcionada a costa do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Essa pista gerou uma grande ondulação com ressaca no litoral catarinense.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS