quinta, 28 de março de 2024
Geral
27/05/2011 | 19:22

Itajaí volta a ter colônia de Pescadores depois de quase 60 anos

Após quase 60 anos, Itajaí volta a contar com uma Colônia de Pescadores Artesanais para atender a classe presente no município. Trata-se da Colônia Z-36, cujo processo de instalação encerrou-se recentemente, após cumprir todas as obrigações legais. A Colônia foi fundada em março de 2010, quando ocorreu também a posse da diretoria. Posteriormente, foi regulamentado o estatuto, criado um CNPJ e feito o registro na Federação das Colônias de Pescadores Artesanais do Estado de Santa Catarina (Fepesc), passos necessários ao pleno funcionamento da entidade.

 

Compõem a diretoria da Colônia Z-36 o presidente, Cezar Luiz dos Santos; secretário, José Pedro Teodoro; e tesoureiro, Marcos Bittencourt. Todos os pescadores artesanais de Itajaí estão convidados a se associar à Colônia Z-36, onde poderão ter um atendimento mais dinâmico junto ao Ministério da Pesca e Aquicultura em ações como o esclarecimento dos processos de correções dos registros, renovações das licenças das embarcações e revalidação das carteiras. A entidade também pode auxiliar o pescador artesanal perante outros órgãos e colaborar para dar tranquilidade ao trabalhador da pesca em questões como o seguro-defeso.

 

 A criação da Colônia Z-36 supre uma lacuna de quase 60 anos, quando ocorreu a emancipação de Navegantes. Na época, já existia a Colônia de Pescadores Z-06, criada em Itajaí, porém situada em área que foi incorporada pelo novo município. A principal vantagem de se ter uma Colônia própria no Município é que, por intermédio dela, os pescadores artesanais podem ter resposta mais rápida para suas necessidades, já que a partir de agora há também um agendamento mensal na Superintendência do MPA em Florianópolis para a Z-36, a exemplo das outras colônias já existentes.

 

Provisoriamente, a Secretaria Municipal da Pesca e Aquicultura disponibiliza uma sala e um servidor para atender a Colônia e pretende, para os próximos meses, construir um espaço para abrigar a sede administrativa da entidade. O endereço é Rua Tijucas, 505, no Centro, junto à sede da Sepesca. O telefone para contato é 3344-2308 ramal 21, com o Sr. Neil.


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS