quinta, 28 de março de 2024
Geral
26/05/2011 | 09:04

O Superintendente do Porto do Rio Grande, Dirceu Lopes, cumpre agenda em Brasília

O Superintendente do Porto do Rio Grande, Dirceu Lopes, está em Brasília para cumprir uma agenda de reuniões. Nesta quarta-feira (25), ele esteve com o Ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho. Na oportunidade, Lopes destacou os investimentos previstos para o porto gaúcho, assim como os projetos de expansão e as melhorias para o Complexo portuário. O superintendente destacou em sua fala, a intenção de expandir as atividades portuárias para a Ilha do Terrapleno, localizada em frente ao Porto Novo. OMinistro colocou-se à disposição para interceder junto aos órgãos federais sobre os processos de expansão e qualificação do porto.

Além disso, o Ministro convidou a Superintendência do Porto do Rio Grande (Suprg) para integrar Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs) da Organização das Nações Unidas (ONU). Os ODMs são metas de qualidade de vida estabelecidas durante a Assembleia do Milênio, realizada em setembro de 2000, na sede da ONU em Nova York (EUA).

As metas foram estabelecidas destacando os progressos realizados e também o que falta para o seu total cumprimento até o ano de 2015. O Plano de Ação tem parcerias com setores da sociedade civil, governamental, privada e com a academia. O trabalho está sendo realizado em nível global, regional e nacional.

 

MAPA

Na manhã desta quarta-feira, o superintendente esteve em reunião com o coordenador geral do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), Marcos Valadão, vinculado à Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). No encontro, esteve em discussão a Vigilância Sanitária e Agropecuária no porto, as possíveis cooperações no trabalho, o desenvolvimento de ações e as agilizações nos processos com a secretaria. Na ocasião, foi agendada uma visita do coordenador ao porto no mês de julho para aprofundar questões com o objetivo de otimizar as ações entre a Suprg e a secretaria.

 

Antaq e Braskem

 

A agenda do superintendente na capital federal também incluiu uma reunião com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e Braskem para tratar da renovação do Terminal da Barskem. Em pauta, também estiveram temas relativos aos processos da Antaq no porto como o realinhamento das tarifas portuárias.  

“As reuniões foram extremamente positivas e certamente irão apresentar, a médio e longo prazo, resultados para o Porto do Rio Grande”, avaliou Lopes. O superintendente realiza também amanhã uma agenda com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS