sexta, 29 de março de 2024
Geral
18/05/2011 | 17:11

Curso de extensão da Univali busca esclarecer o que são os organo-halogenados e como essas substâncias podem ser prejudiciais a longo prazo

Pensando em reduzir o efeito dos agrotóxicos na alimentação e os seus riscos para a saúde, o Curso de Ciências Biológicas da Univali oferece o em regime de extensão o “Método AOX para avaliação de qualidade ambiental”. A justificativa é simples, mas convincente: você não percebe, mas é provável que ingira mais substância do que o esperado ao comer uma simples fruta.
Além dos nutrientes, muitos alimentos carregam elementos químicos nocivos à saúde humana, devido ao cultivo à base de agrotóxicos. Estes venenos carregam substâncias chamadas organo-halogenados, que se acumulam no organismo, causando doenças a longo prazo.
A finalidade do curso de extensão é esclarecer o que são os organo-halogenados e o método AOX (Adsorbable Organic Halogen) de identificação da quantidade destes compostos em um determinado produto.
Assim como algumas formas de cultivo de alimentos, determinados processos industriais também geram organo-halogenados como resultado da fabricação de seus produtos. É o caso dos processos que envolvem cloro entre as substâncias utilizadas, como a fabricação de papéis e tecidos, por exemplo.
Segundo a doutora em Química Orgânica, Márcia Marian Vieira, a promoção é aberta à comunidade em geral, tendo como foco principal profissionais da Gastronomia e Nutrição e outros interessados na área. Entre os temas abordados estão os métodos de desinfecção de alimentos, envolvendo teoria e prática.
As aulas acontecerão na unidade de Itajaí da Univali, bloco 20, sala 123.
dias 4, 11 e 18 de junho, com carga horária de 30 horas/aula. As inscrições podem ser feitas no site univali.br/eventos até 4 de junho.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS