sábado, 20 de abril de 2024
Geral
13/05/2011 | 10:46

Comissão de Transporte realiza vistoria nos terminais de ônibus

A Comissão Parlamentar Especial de Transporte Público vistoriou pela primeira vez o sistema público de transporte coletivo de Itajaí. Os vereadores Marcelo Werner, Laudelino Lamim e Renato Ribas Pereira, que compõe a Comissão e o Secretário de Urbanismo Paulo Praun Cunha Neto, acompanharam a vistoria.

 

A primeira parada aconteceu no terminal do bairro Fazenda. Por lá a comitiva percorreu todo o terminal, fiscalizou os banheiros, acessibilidade e conversou com os usuários do transporte coletivo. Werner fala que a maioria dos usuários está insatisfeita com o transporte mas que não protestam como deveriam. “O usuário não se sente confiante para fazer reclamações porque durante muitos anos reclamou e não foi ouvido”, declara.

 

Na sequência, os vereadores foram até o terminal do bairro Carvalho onde as obras estão atrasadas. O último local visitado foi o terreno que vai abrigar o terminal do bairro Cordeiros. Nesse, Werner explicou que o atraso é ainda maior, pois as obras ainda não tiveram inicio. O terreno foi entregue há poucos dias e a empresa Coletivo tem prazo de 14 meses para a conclusão da obra. “Queremos que a conclusão da obra seja em três meses, prazo que queremos inaugurar os terminais. Por isso estamos em cima e vistoriando para garantir que a população de Itajaí receba o terminal”, explica.

 

O presidente da Comissão, vereador Marcelo Werner disse que as vistorias irão colaborar com o debate acerca do transporte público de Itajaí. “O transporte integrado é uma promessa, Itajaí não pode mais protelar. Nós, da comissão, vamos continuar acompanhando o andamento das obras”.

 

O secretário Paulo Praun explicou como será o projeto do terminal. De acordo com ele todos terão o mesmo padrão e layout. “O sistema integrado dos terminais irá permitir que o usuário do coletivo possa ir á vários bairros com um único bilhete”. O sistema será informatizado e segundo o secretário pode baratear os custos dos transportes e isso irá refletir direto no bolso do consumidor. “Pretendemos entregar as obras em quatro meses e assim fazer o sistema funcionar”, disse. O vereador Renato Ribas Pereira pontua como positiva a vistoria. “Assim pudemos acompanhar “in loco” e observar tudo que vem sendo realizado”.

 

O vereador Laudelino Lamim compartilha a opinião de Renato Ribas. Para Lamim este é um dos primeiros passos para o grande compromisso assumido junto a comunidade. “Os cidadãos de Itajaí merecem um transporte público de qualidade”.

 

A Comissão visitou também a cidade de Blumenau para conhecer e entender como funciona o sistema público integrado de transporte coletivo. Werner diz que por lá a reclamação dos usuários também é a mesma. “As tarifas são as principais reclamações dos usuários por onde quer que a gente vá. Vamos acompanhar com auditores especializados em documentação para apurar devidas irregularidades no aumento das tarifas”. Afirma que pode haver erros e que é preciso encontrá-los. “Pode ter algun equivoco nas planilhas. São documentos muito complexos e queremos que pessoas especializadas nos oriente.

 

A supervisora de uma empresa na rua Blumenau e moradora da Fazenda Leda Mirian diz que não consegue entender ainda os valores diferenciados das passagens de ônibus. “Se a empresa cobra R$2,35 isso já paga a viagem. Porque ela cobra R$2,80 em outros trechos?” questiona. Já a estudante Mariana Forlann diz que há tempos desistiu de reclamar. “Já passei uma tarde inteira ao telefone tentando falar com a empresa e é um empurra, empurra que ninguém atende e como tenho que usar de qualquer jeito acabo aceitando tanto as tarifas, como os horários. É assim, que infelizmente funciona” finaliza.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS