quinta, 28 de março de 2024
Geral
05/05/2011 | 16:09

13º foco de dengue é localizado em residência do Bairro Dom Bosco

Mais um foco positivo de larvas do mosquito da Dengue foi encontrado em Itajaí. Desta vez, a localização ocorreu no Bairro Dom Bosco, em uma residência próxima a uma armadilha onde nesta mesma semana já havia sido identificado um foco positivo. As larvas estavam em sucatas depositadas incorretamente no terreno do morador.



“O mosquito migrou para esta residência por ter encontrado um local propício para depositar seus ovos”, explica o Coordenador do Programa de Combate a Dengue, Lúcio Vieira. Segundo ele, neste momento, é de extrema importância que a população reforce os cuidados com a prevenção e limpeza dos terrenos “para mantermos a dengue longe de Itajaí”.



O Programa de Combate a Dengue da Secretaria Municipal de Saúde vem trabalhando incansavelmente para eliminar os focos positivos do Aedes aegypti em nossa cidade. Diariamente, os agentes de endemias visitam domicílios próximos de onde foram localizados os focos para eliminar qualquer criadouro do mosquito.



Além de receber orientações, os moradores são incentivados a manter limpo seu terreno para que os mosquitos não depositem ovos, que podem se tornar larvas. “As larvas positivas, quando não eliminadas, tornam-se mosquitos que transmitem a dengue. Por isso estamos trabalhando atentamente”, declara o Coordenador.



Durante esta e a próxima semana toda área em torno da residência será vistoriada, pois oferece grande risco para a proliferação do mosquito. “O acúmulo de sucatas acabam se tornando depósitos das larvas”, alerta Lúcio.



Os Agentes de Endemias são responsáveis pela visita, orientação e eliminação de possíveis fontes que venham servir de criadouros do mosquito transmissor da Dengue. “Mesmo com o fim do verão, as altas temperaturas continuam e este clima quente, úmido e chuvoso é o mais propício para proliferação do Aedes aegypti”, esclarece.



Com o slogan “Itajaí cidade segura, a dengue não se mistura”, criado por um aluno da Rede Municipal de Ensino através de um concurso, a Secretaria Municipal de Saúde pede o apoio da população para os cuidados gerais na prevenção à dengue. “Precisamos cada vez mais da população para manter a dengue longe de Itajaí, mantendo as medidas próprias de prevenção e verificando se os vizinhos tomam estes cuidados”, afirma o Coordenador que ainda ressalta que esta parceria vem dando certo.



Ele ainda declara que a localização de focos nesta época do ano preocupa os órgãos de saúde, “pois demonstra que o mosquito está se adaptando às condições climáticas de cada região do País”. Os cuidados necessários para prevenção devem ser tomados durante todo o ano.



Medidas simples que fazem a diferença:

Colocar areia nos pratinhos de plantas;
Manter as lixeiras tampadas;
Lavar a secar os potes de comida e água dos animais;
Manter ralos fechados;
Evitar o acúmulo de entulhos;
Manter as garrafas com o gargalo para baixo;
Tratar as piscinas com cloro e limpar uma vez por semana;
Retirar a água acumulada na laje;
Guardar pneus secos e em locais cobertos;
Manter as calhas desentupidas;
Manter tampados os vasos sanitários que não são utilizados;
Manter as caixas d´ água sempre limpas e cobertas.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS