quinta, 18 de abril de 2024
Esportes
05/05/2011 | 16:01

Itamirim é palco do Campeonato Regional Sul de Bocha Paraolímpica

O Itamirim Clube de Campo (ICC) recebe 45 atletas para o Campeonato Regional Sul de Bocha Paraolímpica. A abertura oficial da competição será nesta sexta-feira (06), às 9h, no ginásio de esportes do clube de Itajaí (SC), e o primeiro jogo começa em seguida, às 11h. Estarão em disputa 12 vagas para o Campeonato Brasileiro, que ocorre de 6 a 11 de setembro, em São Paulo.

O árbitro internacional de bocha e secretário executivo da Associação Nacional de Desporto para Deficientes (Ande), Erinaldo Chagas, acredita que a competição será muito forte e com bons jogos. “O Campeonato Regional Sul é o que apresenta o maior crescimento em qualidade dos competidores”, afirma.

Alguns dos destaques da competição são André Uhlmam, Fernando Bittencourt e Bruna Fabiane, revelações das Paraolimpíadas Escolares de 2010. O medalhista paraolímpico Eliseu dos Santos também mostrará sua habilidade no Itamirim, assim como Cristiane Nitek, que esteve fora das disputas nos últimos tempos, mas agora volta para tentar recuperar o seu lugar na elite da modalidade.

O Itajaí será representado por 12 para-atletas e a grande aposta da cidade é Fernando Bittencourt Wolfram, classe BC3, que se classificou para a fase nacional em 2009 e 2010. A equipe local realizou na terça-feira (03) um treino especial no ginásio do Itamirim, para reconhecimento da quadra onde ocorrerão as disputas.

O campeonato vai até sábado (07) e o gerente de Esportes do ICC, Felipe Nespolo, diz que é muito gratificante para o clube sediar uma disputa como esta. “Para o Itamirim é muito importante ser palco do Regional Sul de Bocha Paraolímpica. Nosso ginásio de esportes é totalmente adaptado para receber estes atletas especiais e isto mostra que o clube pensa em todas as pessoas, independentemente se elas têm ou não algum tipo de deficiência”, destaca Nespolo.

A competição é organizada pela Ande, em conjunto com a Fundação Municipal de Esportes e Lazer (FMEL) de Itajaí.

O esporte

Competem na bocha paraolímpica paralisados cerebrais severos que utilizem cadeira de rodas. O objetivo do jogo é lançar bolas coloridas o mais perto possível de uma bola branca chamada de jack (conhecida no Brasil como bolim). É permitido o uso das mãos, dos pés ou de instrumentos de auxílio para atletas com grande comprometimento nos membros superiores e inferiores.

Os jogadores são classificados em quatro classes: BC1 (atletas podem competir com o auxílio de ajudantes, que devem permanecer fora da área de jogo do atleta), BC2 (jogadores não podem receber assistência), BC3 (atletas com deficiências muito severas, que usam um dispositivo auxiliar e podem ser ajudados por uma pessoa) e BC4 (jogadores com outras deficiências severas, mas que não podem receber auxílio).

 

Programação do Regional Sul de Bocha Paraolímpica

 

Sexta-feira (06)

9 h – Abertura oficial no ginásio de esportes do Itamirim Clube de Campo

11h às 19h – Início da competição BC1 / BC2 / BC3 / BC4 no ginásio Itamirim

 

Sábado (07)

10h às 19h – Competição BC1 / BC2 / BC3 / BC4 no ginásio do Itamirim


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS