quinta, 28 de março de 2024
15/04/2011 | 10:58

Polícia Militar mantém Copom em Itajaí mas precisa de melhorias para continuar atuando

O Centro de Operações da Polícia Militar de Itajaí (Copom) vai permanecer operando na sede do 1º Batalhão de Polícia Militar e, em breve, deverá ser reestruturado para funcionar como uma Central de Emergência para a região. A decisão foi tomada em uma reunião com Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Nazareno Marceneiro, acompanhado do Comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar em Itajaí, Tenente Coronel Atair Derner Filho, e do Comandante da Terceira região, Coronel José Lúcio Pires e o prefeito Jandir Bellini.

 

Segundo os oficiais o Copom de Itajaí, a unidade será mantido na cidade e um grupo de trabalho será formado para reestruturar e revitalizar o órgão. O Copom deve ser transformado numa Central de Emergência, que atenderá os municípios de Itajaí, Navegantes, Penha, Balneário Piçarras, Luiz Alves, Barra Velha e São João do Itaperiú. “Fomos autorizados a iniciar imediatamente a elaboração do projeto para que sejam tomadas as medidas cabíveis e adquiridos os equipamentos necessários para o pleno funcionamento desta Central, que pretendemos instalar o mais breve possível”, afirmou o comandante Dener.

 

A notícia alegrou e tranqüilizou o Prefeito Jandir Bellini, uma vez que o anúncio de que o Copom seria transferido para Balneário Camboriú foi assunto de muita polêmica e crítica ao longo da semana. Para o Prefeito, ficou reconhecida pelo Governo do Estado e pela alta cúpula da Polícia Militar a importância de se manter o Copom em Itajaí, cidade pólo da região, segunda maior arrecadadora de ICMS do Estado, e município em franco crescimento e desenvolvimento. “Termos este reconhecimento da Polícia Militar e a certeza de que a estrutura de segurança na cidade será reforçada é de suma importância para o bem estar de nossa população e, também, um componente a mais para a atração de novos empreendimentos na cidade e região. As pessoas querem qualidade de vida e segurança, apontam as pesquisas, é um item essencial neste contexto”, declarou o Prefeito.

 

O vereador Luiz Carlos Pisseti falou da importância de manter o Copom em Itajaí. “É uma conquista que eleva nossa autoestima. Itajaí é sede de uma região metropolitana e não pode perder sua importância e sua representatividade política”, declarou.

 

Para o comandante o Governo do Estado entendeu a necessidade de se manter a unidade do 190 em Itajaí, que hoje atende também o município de Navegantes. Uma nova central deve ser instalada em Balneário Camboriú, mais a necessidade prioritária é arrecadar recursos junto ao Governo do Estado e a Prefeitura de Itajaí para reestruturar a unidade no município. “Vamos marcar reuniões para apresentar os projetos e dar inicio a uma nova fase, porém um processo demorado. Eu não acredito que aconteça grandes mudanças tão cedo no Copom Itajaí”, ressalta o comandante.

 

 

É Preciso Melhorias

 

As principais dificuldades encontradas hoje pelos policias do Copom são os equipamentos técnicos e a parte física. Só na parte de telefonia o Comandante DeRner informa que são aparelhos obsoletos e atrasados. “Precisamos de sistemas novos, noobreaks, equipamentos que possa gravar as ligações de denúncia. Ás vezes o equipamento funciona, outras não, e isso atrapalha o trabalho de nossos homens”. São mais de 3000 ocorrências ao mês e desde que começou a ideia do Copom mudar para Balneário Camboriú, a unidade não recebeu nenhum tipo de investimento.

 

Para Itajaí, á permanência do Copom gera uma maior tranqüilidade a população que reclama e clama por segurança publica. “Aqui é uma central comunitária que traz a população uma sensação de maior segurança. A violência cresce não só em Itajaí como em outras cidades e é preciso reforçar a segurança e não remover unidades de segurança”, declara.

 

Policiamento

 

Que Itajaí precisa urgente de novos policiais, isso toda a comunidade sabe. O problema é a demora e o aumento da violência no município. O Comandante Derner lembra que para uma cidade que está em expansão e crescendo rapidamente com a entrada de profissionais para trabalhar em empresas aqui, cresce também o número de malandragem e pessoas de má fé.

 

O déficit de profissionais é grande e chega a mais de 100 profissionais só em Itajaí. O problema é que nem mesmo o curso de formação  em Florianópolis, que normalmente forma 50 policiais para todo o Vale do Itajaí vai resolver a questão. Sempre vai ficar um déficit que tem que ser corrigido aos poucos, com abertura de novos concursos píblicos em menor espaço de tempo.

O comenadante Derner não informa o número exato também de policiais trabalhando nas ruas. Segundo ele o trabalho é realizado por pico. “Nas sextas-feiras a noite, sábados e domingos o trabalho é mais intenso e deslocamos mais policias. Nosso material humano é bom, bem treinado e preparado para atender as ocorrências na cidade", finaliza.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS