sexta, 19 de abril de 2024
Geral
13/04/2011 | 14:00

Secretaria inicia nesta quinta reuniões comunitárias do Plano de Habitação

Em continuidade ao processo de elaboração do Plano Local de Habitação de Interesse Social de Itajaí (PLHIS), a Secretaria Municipal de Habitação inicia amanhã, quinta-feira (14), o cronograma de reuniões comunitárias destinadas à discussão do tema junto à população. Toda a comunidade itajaiense e representantes das entidades da sociedade civil organizada são convidados a participar.  O primeiro encontro está marcado para o Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora de Lourdes, no Bairro Fazenda, a partir das 18h30, e é destinado aos moradores da Fazenda, Fazendinha, Praia Brava, Cabeçudas, Centro, Dom Bosco, Nossa Senhora das Graças e Ressacada.

 

Em 2007, o Ministério das Cidades lançou o Programa de Habitação de Interesse Social, que tem como modalidade a Elaboração de Plano de Habitação de Interesse Social (PLHIS). Este Plano objetiva principalmente identificar a demanda do estoque habitacional dos municípios brasileiros.

 

Para a Secretaria Municipal de Habitação de Itajaí, este Programa é de grande importância, uma vez que contribui, ao mesmo tempo, para a redução do déficit de moradias – aumentando a oferta de habitação no mercado, a formulação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável e a realização do planejamento estratégico do município, proporcionando uma nova dinâmica para as cidades beneficiadas, na captação de recursos para o desenvolvimento da Política Local de Habitação.

 

O município de Itajaí aderiu ao Sistema Nacional de HIS e desde 15 de dezembro do ano passado está elaborando o PLHIS, que atualmente se encontra na etapa do diagnóstico habitacional.

 

De acordo com a secretária de Habitação, Neusa Maria Vieira, o objetivo das reuniões comunitárias é viabilizar a participação social no processo e conhecer as principais demandas habitacionais da comunidade. Isto, segundo ela, vai servir para complementar o diagnóstico habitacional que a consultoria, juntamente com Núcleo Técnico da Prefeitura estão elaborando a partir de fontes federais, estaduais e municipais. 

 

“A partir de uma introdução sobre o processo e as características principais de Itajaí, os participantes vão participar de um questionário em grupos e em seguida farão a identificação dos elementos importantes para o PLHIS”, completa a secretária de Habitação.

 

Confira a seguir o calendário de reuniões comunitárias para discussão do Plano Local de Habitação de Interesse Social:

 

REGIÃO I – Dia 14/04 (quinta-feira), às 18h30 – Local: Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora de Lourdes (Rua Amaro Jaques, nº 85, Bairro Fazenda).

Comunidades contempladas: Fazenda, Fazendinha, Praia Brava, Cabeçudas, Centro, Dom Bosco, Nossa Senhora das Graças e Ressacada.

 

REGIÃO II – Dia 28/04 (quinta-feira), às 18h30 – Local: Salão Paroquial da Capela Nossa Senhora de Fátima (Rua Agílio Cunha, nº 455, Bairro Cidade Nova).

Comunidades contempladas: São Vicente, Rio Bonito, Nilo Bittencourt, Cidade Nova, Carvalho, São João, São Judas, Nova Brasília e Bambuzal.

 

REGIÃO III – Dia 05/05 (quinta-feira), às 18h30 – Local: Escola Básica Padre Pedro Baron (Rua Luiz José Medeiros, nº 259, Bairro Cordeiros).

Comunidades contempladas: Cordeiros, Costa Cavalcanti, Murta, Salseiros, Espinheiros, Portal I e II, Espinheirinhos, Santa Regina, São Roque, Rio Novo, Pedra de Amolar, Volta de Cima, Imaruí I e II.

 

REGIÃO IV – ZONA RURAL – Dia 12/05 (quinta-feira), às 18h30 – Local: Salão Paroquial da Capela São Pedro (Avenida Itaipava, Bairro Itaipava).

Comunidades contempladas: Itaipava, Canhanduba, Arraial dos Cunhas, Brilhante I e II, Rio do Meio, Campeche, KM12, Baía, Paciência, Laranjeiras e Limoeiro.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS