quinta, 28 de março de 2024
Geral
01/04/2011 | 13:09

CISP entrega novas reinvindicações ao Secretário Grubba

Os membros da Comissão Intermunicipal de Segurança Pública (CISP) se reuniram em Florianópolis com o Secretário Estadual de Segurança Pública e Defesa do Cidadão, Cesar Augusto Grubba. No encontro foi solicitado pela CISP para debater questões relacionadas à Segurança Pública da região. A Comissão solicitou ao Secretário o aumento do contingente das policias militar e civil, um mapeamento da criminalidade da região, a realização de uma Força Tarefa Regional sem divulgação prévia, a implantação de Unidades de Polícia Pacificadora (UPP), e a Construção de um Centro de Internamento Provisório (CIP) regional.

 

A Vereadora de Itajaí, Susi Bellini explicou ao Secretário que o trabalho da comissão é suprapartidário e que a região de Itajaí cresceu consideravelmente nos últimos anos, porém o número de contingente das policias só reduziu. “Itajaí e região merece esta atenção, precisamos de mais policiais”, enfatizou a parlamentar. O Coordenador da CISP, Santiago Martin Návia complementou que a missão da comissão é contribuir com a Secretaria e buscar resultados junto ao Governo do Estado.

 

Grubba ouviu atentamente os 20 integrantes da CISP que compareceram na audiência, e discutiu temas polêmicos como o CIP de Itajaí e a falta de efetivo nas polícias do Estado. “Em qualquer batalhão da Polícia hoje o contingente é menor do que há 10 anos, nós regredimos”, disse o Secretário ao grupo concordando com a redução de profissionais nos comandos.

 

Segundo o Secretário o Estado está formando mil policiais militares até o final do ano. “Sabemos que este número ainda não é suficiente, mas até julho a região de Itajaí estará recebendo 52 policiais. Em 2003 o Estado tinha 13.200 PMs, hoje estamos com 10.600”, diz Grubba, que ainda informou ao grupo que até 19 de abril 69 Delegados de Polícia estarão se formando e serão encaminhados conforme a necessidade de cada região, baseados em índices de criminalidade.

 

O Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí também foi tema da reunião. Grubba ressaltou que faltou planejamento e que a saída para colocar o presídio em funcionamento foi assinar um decreto emergencial terceirizando os serviços por seis meses. O Governo do Estado também irá liberar mais recurso para a Empresa Espaço Aberto finalizar a Penitenciária.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS