sexta, 19 de abril de 2024
Geral
01/04/2011 | 11:05

Pissetti quer ensino em tempo integral nas escolas de Itajaí

Cabeças pensantes, oficinas de ideias. Com o ante projeto de Lei que implementa a jornada escolar em tempo integral para o ensino fundamental em escolas municipais, o vereador Luiz Carlos Pissetti (DEM), inverte o velho ditado popular e abre um panorama voltado para a educação qualitativa em Itajaí. A proposição foi reapresentada na sessão de hoje (31), na Câmara, e aguarda a resposta do Executivo.

 

“Ver as nossas crianças por nove horas diárias nas instituições de ensino pode se tornar completamente real (...) é preciso deixar de sonhar para começar a agir”, diz Pissetti. A proposta quer, em oito anos, atingir a meta de 100% em participação das escolas municipais de ensino fundamental. O documento, que

indica ao prefeito a implantação do sistema, ainda prevê a criação de uma comissão multidisciplinar para promover o acompanhamento das turmas.

 

A nova jornada assegura aos alunos de 1ª à 8ª série, além da formação prevista para a etapa escolar, o acompanhamento com aulas de reforço, o estímulo a atividades culturais e esportivas, noções de informática, aplicação de disciplinas de língua estrangeira, como inglês e espanhol, a convivência com colegas na prática da cidadania e a garantia de no mínimo três refeições ao dia de acordo com as necessidades nutricionais diárias.

 

Para o democrata o projeto se justifica pela relevância do aspecto social e educacional, que se fundem e criam o conceito de “Escola Plural”. “Com o aluno dentro da escola por mais tempo há maior exigência pela melhor formação do professor (...) o jovem aprendiz é um estímulo para o educador” fala e lembra que os resultados do aumento da carga horária nas escolas serão colhidos no futuro. “Investindo em livros hoje, combatemos os demais problemas sociais de amanhã, como a violência (...) nossas legítimas armas serão páginas de conhecimento”, conclui.

 

Se implantado pelo Executivo o programa de jornada integral contará com 1520 horas anuais, distribuídas em 200 dias letivos, com a reserva de 80 horas por ano, para cursos de aperfeiçoamento e capacitação de professores. Vale lembrar que o projeto é amparado por Lei Federal e já é aplicado nas cidades de Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS), Pato Branco (PR), entre outras.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS