sábado, 20 de abril de 2024
Geral
15/03/2011 | 14:00

Semana do Lixo Eletrônico acontece de 28 de março a 1º de abril

Já está confirmada: a segunda edição da campanha “Semana do Lixo Eletrônico” organizada pelo Núcleo de Informática da Acibalc (Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú) acontecerá entre os dias 28 de marçoe1º de abril.

 

A confirmação da 2ª edição da campanha só foi possível graças ao apoio da prefeitura da cidade de Camboriú, através da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente. Além do empenho e envolvimento das empresas que fazem parte do Núcleo de Informática da Acibalc, destaque também para a participação do CDL de Camboriú e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Camboriú.

 

Nesse período, as empresas que possuem aparelhos e equipamentos eletrônicos que estão em desuso ou que não atendem mais as suas necessidades, poderão realizar a doação nos seguintes locais:

 

Pontos de coleta em Camboriú:

CDL Camboriú: Rua Francisco Barreto, nº 76

Comercial Pereira: Rua José Francisco Bernardes, nº 202

Hospital do Computador: Rua Vergílio Rodrigues Pereira, nº 32

Sind. Dos Trabalhadores Rurais: Rua José Francisco Bernardes, nº 258

 

Pontos de coleta em Balneário Camboriú:

Mastersoft Informática: Rua 1.500, nº 999

Megasoft Informática: 3ª Av., nº 1.180, sl 02

Neo Informática: Rua 1.500, nº 963

Pronto Informática: Rua 700, nº 350, sl 01

Somadatta Informática: Rua 990, nº 161

 

Sobre a campanha:

A eco-ação tem como objetivos: a reciclagem e o reaproveitamento do lixo proveniente da informática, e de sensibilizar as pessoas sobre a importância de levar esse tipo de material ao seu destino correto, contribuindo com a preservação do meio-ambiente.

 

Através da primeira edição da campanha, realizada em novembro do ano passado, foram recolhidas 7,3 toneladas de materiais.

 

Após a entrega dos equipamentos que não atendem mais às necessidades dos seus proprietários, o chamado “E-Lixo” é levado para uma empresa especializada em reciclagem.

 

 

FIQUE POR DENTRO

 

O que é lixo eletrônico?

Apesar de todas as inovações tecnológicas que aparecem a cada minuto, os antigos aparelhos, aqueles que não têm mais utilidade, acabam sendo dispensados sem receber um tratamento adequado. E, da mesma forma que os alimentos que consumimos geram resíduos, com a tecnologia é o mesmo processo e, dessa forma, pode gerar prejuízos bem sérios à natureza.

 

No caso do “E-Lixo” é ainda mais preocupante já que possui elementos tóxicos que podem contaminar o ar, a água e o solo, com resultados irreparáveis. Por isso, antes de “jogar fora” um equipamento, verifique realmente se o material não pode ser aproveitado por um familiar, um colega ou amigo. Caso contrário, faça a doação para órgãos e/ou empresas que saberão levar esse lixo para o destino certo.

 

Você sabia?

Um estudo realizado pela ONU indica que o Brasil é o mercado emergente que gera o maior volume de lixo eletrônico per capita a cada ano.

 

Tipos de lixo eletrônico:

Monitores, CPUs, celulares, secadores de cabelo, ferros elétricos, mouses, microondas, teclados, rádios, televisões, máquinas fotográficas, DVDs, filmadoras, liquidificadores, cafeteiras, etc.

 

Mais informações sobre a 2ª Semana de Lixo Eletrônico podem ser obtidas pelo tel.: (47) 3363-0700 ou através do site: www.acibalc.com.br


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS