sexta, 19 de abril de 2024
Geral
04/03/2011 | 16:28

Confira a programação especial do Carnaval em Itajaí

A Prefeitura de Itajaí, através da Secretaria Municipal de Turismo abre a programação oficial do Carnafolia 2011 nesta sexta-feira (4). A partir das 20h, o bloco de sujos Sirigay, a bordo de um trio-elétrico com a Banda S/A fará concentração em frente a Praça Genésio de Miranda Lins, na avenida Beira Rio, Centro de Itajaí.

 

A saída do trio-elétrico será por volta das 21h30, comandando a festa até o Mercado Velho. A grande atração da festa, além da conhecida Banda S/A, será a presença do mascote Boneco Sirigay. O evento é gratuito e toda a população está convidada a participar.

A Prefeitura de Itajaí, através da Secretaria Municipal de Turismo abre a programação oficial do Carnafolia 2011 nesta sexta-feira (4). A partir das 20h, o bloco de sujos Sirigay, a bordo de um trio-elétrico com a Banda S/A fará concentração em frente a Praça Genésio de Miranda Lins, na avenida Beira Rio, Centro de Itajaí.

 

A saída do trio-elétrico será por volta das 21h30, comandando a festa até o Mercado Velho. A grande atração da festa, além da conhecida Banda S/A, será a presença do mascote Boneco Sirigay. O evento é gratuito e toda a população está convidada a participar.

 

 

Carnafeijão traz feijoada e muito samba no domingo de Carnaval

 

O pavilhão gastronômico do Centreventos Itajaí, a partir do meio-dia de domingo (6) recebe o Carnafeijão, evento com apoio da Secretaria Municipal de Turismo de Itajaí.

 

Para animar o almoço, muito samba e pagode com os grupos 1 Só Objetivo (Florianópolis), Questão de Gosto (Itajaí), Samba Top (Itajaí) e Charanga (Itajaí).

 

O ingresso-camiseta custa R$25 e pode ser adquirido através dos telefones (47) 9128-5757 / (47) 9170-0889 / (47) 9974-7156 e (47) 8455-2678.

 

 

 

Escolas de Samba do Grupo 02 abrem os desfiles do Carnafolia 2011

 

O primeiro dia de desfiles das Escolas de Samba do Carnafolia 2001 – o Carnaval de Itajaí, será no sábado. A partir das 20h, quatro escolas de samba mostrarão o trabalho de um ano inteiro na avenida Beira Rio. A ordem dos desfiles será a seguinte: E.S Michel Curru, E.S Fúria Marcilista, E.S Família e E.S Raízes de Itajaí.

 

 

E.S.Michel Curru

 

O Bloco do Curru se transformou em Escola de Samba no ano de 2003. O bloco já desfilava no Carnaval de Itajaí há mais de 25 anos, com suas placas de deboche e sátira dos acontecimentos locais e nacionais. Após o falecimento de Michel Curru, fundador do bloco e eterno mestre de cerimônia, seus integrantes deram continuidade à festa, introduzindo a cultura dos bonecos gigantes, também personagens da cultura papa-siri. Em 2008, tornou-se Escola de Samba.

 

A Escola de Samba Michel Curru sempre busca personagens da cultura local para os seus enredos. Em seu primeiro desfile, ressaltou a história de Michel Curru. No ano seguinte, contou a história das farmácias de Itajaí, homenageando o conhecido massagista do CN Marcílio Dias, o “Seo Maneca”.

 

Para 2011, o enredo é “De uma fábrica de sonhos ao boi de mamão e o pau de fita”, homenagem ao “Seo Arnoldo Cueca” outra personagem que divulga a manifestação do boi de mamão.

 

A sede da Escola fica na Comunidade do Bambuzal, os ensaios acontecem na sede da Associação de Moradores do Bambuzal. Os carnavalescos são Cidval  Batista Jr, juntamente com Jussara Souza de Mello.

 

 

E.S.Fúria Marcilista

 

A Fúria Marcilista, fundada em 1999, é a fiel torcida do Clube Náutico Marcílio Dias. Apaixonados pelo time e por samba, alguns integrantes da torcida organizada decidiram fazer parte do Carnaval de Itajaí em 2007, como um bloco. Um ano depois, tornaram-se Escola de Samba.

 

Para este ano, a Escola planeja colocar 250 pessoas na avenida. Engana-se quem pensa que somente torcedores participam do Carnaval da Fúria. “Famílias, crianças, até pessoas que não torcem para o Marcílio Dias, desfilam e trabalham na Escola”, diz o diretor de carnaval da Fúria Marcilista, Douglas Vinícius de Oliveira.

 

A sede se encontra no bairro São João. No ano passado, o tema foi a Revolução Industrial. Neste ano, uma homenagem à cultura da pesca. Segundo a diretoria da Escola, haverá a mesma garra e determinação que a Escola apresenta anualmente, com alegorias nas cores da escola: azul, vermelho e branco. A Fúria Marcilista entra na avenida com o tema “Pesca, razão da nossa vida”.

 

 

E.S. Família

 

Odair Francisco Inocêncio é o fundador da Escola de Samba Família, a terceira escola de samba a adentrar na avenida, que a partir de 2006 começou a fazer parte do carnaval de Itajaí. Ele afirma que já colocou 315 pessoas num mesmo desfile, mas que este ano sairá com 200 componentes. A presidente da Escola é Maria Augusta Nascimento.

 

A sede está localizada no bairro Cordeiros, onde também acontecem dois projetos da Escola: o Samba no Pé, para crianças, e a Bateria Mirim, onde a molecada aprende a tocar os instrumentos do samba. “Neste ano entraremos na avenida com 25 crianças menores de 12 anos na bateria”, afirma Odair. O tema deste Carnaval é a comunicação através dos tempos, passando pela arte rupestre, pombos correio até a era digital. Serão dois carros, o abre-alas e o que encerra o desfile. Odair comenta que as cores usadas na avenida, neste ano, serão as cores da Escola: vermelho, verde e branco.

O tema de 2010 foi “Ao Mestre com Carinho”, um tributo aos professores.

 

E.S.Raízes de Itajaí

 

 

A Escola de Samba Raízes de Itajaí foi fundada em 2006 e tem sua sede no bairro São Vicente. No último ensaio geral antes do Carnaval, serão feitos os últimos ajustes para o desfile, que este ano homenageará o fundador e presidente da escola, Tom Jota Jota. As 170 pessoas que entrarão na avenida Beira Rio prometem surpresas durante o desfile. “Não posso contar o que vai acontecer, senão perde a graça”, diz o presidente.

 

Além do Carnaval, a escola também realiza trabalhos culturais com bairros carentes da cidade. “Trabalhamos com pouco recurso, dia e noite, para fazer um belo carnaval e levar alegria pras pessoas”, garante Tom. No ano passado, a escola ficou em terceiro lugar com o enredo que contava a história do início do Carnaval em Itajaí.

 

 

 

Segundo dia de desfiles do Carnafolia 2011 promete lotar a av. Beira Rio

 

No domingo, um bloco e três escolas pertencentes ao Grupo 01 do Carnaval de Itajaí, o Carnafolia 2011, entram na avenida Beira Rio. Com início às 20h, os desfiles terão a seguinte ordem: Bloco Tradição da Folia; E.S Macunaíma; E.S Imperador e E.S Unidos da Loca.

 

Bloco Tradição da Folia

 

Fundado em 2004, o Bloco Tradição da Folia não concorre junto às Escolas de Samba. Ele é intitulado “bloco de animação” e faz o esquenta do público para o segundo dia de desfiles na Av. Beira Rio.

 

A presidência é composta por Roberta Sodré de Souza e Ronaldo Camargo de Souza. O tema deste ano é “Marinheiro” e o bloco colocará 150 pessoas na avenida, todas trajando o abada do Tradição da Folia.

 

E.S. Macunaíma

 

Em seguida, entra na avenida a Escola de Samba Macunaíma. Fundada em 1970 por Mauro Miguez, se manteve bloco até 2010, ano em que foi tricampeã do Grupo 02. O enredo era “Itajaí 1000 anos”.

 

Pela primeira vez no Grupo 01, a celebração pela conquista será através do enredo “Macunaíma – 40 anos de História e Tradição”. O Presidente é Walter José Baião.  “Podem esperar um desfile bonito e colorido, o que fazemos todos os anos. Falaremos de índios, faremos alusões aos antigos carnavais, também falaremos das ruas Uruguai e Hercílio Luz”.

 

As cores da escola são o azul e branco, mas o desfile será bastante colorido. “Nas cores da escola, concentramos a comissão de frente, casal de mestre sala e porta bandeira, além da bateria”. Os carnavalescos são Walter José Baião, Mário Baião e Leonardo Baião, os três irmãos.

 

A sede da escola fica no bairro Centro, e segundo Walter, num espaço de 3mx6m, segundo o presidente. “É um trabalho difícil, temos que transportar tudo pra uma casa no bairro Itamirim, pois não cabe na sede. E depois, transportar novamente pro Centreventos”.

 

E.S. Imperador

 

A Imperador já nasceu como Escola de Samba, no ano de 2005. Fundada por José Levi de Matos e Edson Manoel Felizardo, possui 300 integrantes e destes, 20 pessoas trabalham na confecção de fantasias, carros e alegorias. Durante o ano, a Escola trabalha com a Bateria Show, projeto que se apresenta em eventos particulares como casamentos e formaturas de universidades. Paralelamente, desenvolvem trabalho com bateria formada apenas por crianças. A sede está no bairro Vila Operária. Pâmela Martins Cândido, de 17 anos, faz parte da Escola e é a Rainha do Carnaval 2011 de Itajaí 2011.

 

No ano passado, o tema da E.S Imperador foi “Água – Fonte da Vida”. Para este ano, a escola falará das festas juninas. “Será um carnaval bem colorido, com muito balão, milho, igrejas, alegorias caipiras e tudo que remete às festas de São João”. A escola entrará na avenida dom três carros alegóricos. O carnavalesco é Ley Vaz, do Rio de Janeiro, o mesmo da Escola de Samba Copa Lord, de Florianópolis.

 

E.S. Unidos da Loca

 

O ano de 1982 corresponde à fundação do Bloco Unidos da Loca, que se tornou Escola de Samba quando Fridolino Uhlmann assumiu a presidência, em 2000. Hoje, cerca de 500 pessoas fazem parte desta famíia. Trabalham na escola, entre administrativo e confecção de fantasias e alegorias, de oito a 10 pessoas.

 

A sede está no bairro Cidade Nova. Os encontros dos integrantes, durante o ano, acontecem de maneira variada. “Uma vez por semana, duas, depois passamos um mês sem encontros, depende da necessidade”, afirma Fridolino.

 

A Escola foi a campeã do Grupo 01 do ano passado com o enredo “Dona Neusa: 30 anos de amor e paixão pelo Caranaval”. Fridolino avisa que a Escola vem com tudo para tentar o bicampeonato, com o enredo “Um Sonho Possível, Um Sonho da Paz – O Carnaval na Passarela”, que trata a necessidade da paz na sociedade brasileira. As cores da escola estarão presentes na avenida (azul e vermelho), mas o branco será a cor de destaque. “Também usaremos muito amarelo”, finaliza. O caravalesco é Marcelo Fernandes, há 9 anos.

 

 

 

 

Folia na Arena agita o começo da semana de Carnaval

 

Na segunda (7) e terça-feira (8) de Carnaval, a Arena Vidal, localizada à Praça Vidal Ramos, Centro de Itajaí, recebe os dois últimos eventos do “Folia na Arena”. Escolas de Samba da cidade se apresentam à partir das 20h, levando muito samba aos itajaienses e turistas que foram ao local.

 

Na segunda-feira(7), o Grupo Desafio fará o agito entre 21h e 23h. Na terça-feira(8), é a vez do Grupo Iraê animar a festa. A entrada é franca e toda a comunidade está convidada a participar.

 

 

 


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS