quinta, 28 de março de 2024
Geral
23/02/2011 | 14:54

Pissetti quer transporte especial gratuito para deficientes físicos

Foi aprovada na sessão de hoje (22), na Câmara de Vereadores, a indicação que sugere a criação do Programa Rodas Cidadãs. A iniciativa partiu do vereador Luiz Carlos Pissetti (DEM), e pretende oferecer transporte especial gratuito às pessoas portadoras de deficiências motoras, mentais e múltiplas, de caráter temporário ou permanente.

 

De acordo com o ante projeto apresentado pelo democrata, a medida deve contemplar os cidadãos que não apresentam condições de acessibilidade e mobilidade em veículos como ônibus coletivos. A ideia pede ao município a disponibilização de vans, ou peruas, devidamente adaptadas para o conforto e a segurança de seus passageiros.

 

A coordenação do “Rodas Cidadãs” é destinada à Secretaria de Desenvolvimento Social, que, além do planejamento, implantação,  e administração, deve também controlar e fiscalizar o serviço. Os usuários, devidamente cadastrados, ainda terão identificados seus principais destinos. “Temos que aprimorar estes serviços, é desta forma que podemos proporcionar dignidade a estas pessoas”, explica Pissetti. 

 

Um modelo semelhante é aplicado em São Paulo (SP), na maior cidade do país, o projeto funciona desde 1996 e atende cerca de seis mil portadores de necessidades especiais. “Esta proposta prioriza a reabilitação, tratamento de saúde, educação, trabalho, lazer, cultura e as demais atividades da vida diária destes cidadãos (...) minimiza as barreiras impostas por suas condições”, finaliza o parlamentar.


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS