sábado, 20 de abril de 2024
Esportes
31/01/2011 | 14:12

Itamirim firma parceria com universidade da Espanha

Se engana quem pensa que para jogar e, principalmente, entender de tênis basta você entrar numa quadra e sair dando raquetadas na bolinha. O esporte, especialmente para atletas, técnicos e demais pessoas envolvidas no segmento de alto rendimento, é muito mais complexo do que parece. Hoje, existem diversos cursos de especialização e até as universidades estão abrindo as portas para este mercado. Prova disso é o Máster Universitário de Tênis, curso oferecido pela Universidade Internacional de Valência, na Espanha, que firmou recente parceria com o Itamirim Clube de Campo (ICC), de Itajaí, Santa Catarina.

 

O curso é feito à distância, com aulas teóricas pela internet, e está aberto para pessoas de todo o mundo. Poderão se capacitar os profissionais ligados às ciências e atividades físicas e esportivas relacionadas ao tênis, como treinadores, preparadores físicos, gerentes de entidades esportivas, atletas e demais pessoas interessadas em aprofundar o conhecimento para a gestão da modalidade.

 

O Máster de Tênis tem duração de dois anos, mas a cada trimestre os estudantes passam por avaliações práticas na Universidade de Valência ou nos centros conveniados pelo mundo. No Brasil, o Itamirim, considerado referência na formação de tenistas e que tem uma estrutura invejável, com 15 quadras de tênis, é um dos dois centros conveniados – o outro fica em São Paulo. “Estamos aptos a realizar as avaliações práticas no país. É um prestígio muito grande para nós, profissionais do tênis, e também para o clube, pois comprova sua excelente infraestrutura para o esporte”, destaca Patrício Arnold, um dos coordenadores do Centro de Treinamento de Tênis do ICC.

 

O Máster Universitário de Tênis, que tem a supervisão da Federação Internacional de Tênis (ITF), é o primeiro curso do mundo voltado para o alto rendimento do esporte. Entre os profissionais envolvidos no processo estão Juan Carlos Ferrero, atual 29º melhor tenista do ranking da Associação de Tênis Profissionais (ATP), que já foi número 1 do mundo, campeão da Copa Davis e de Roland Garros. Outro nome de destaque é Albert Costa, também campeão de Roland Garros, capitão da equipe espanhola campeã da Copa Davis e diretor técnico da Federação Catalã de Tênis. Vale lembrar ainda que a Espanha é hoje um dos países que mais revela tenistas de alto nível e conta inclusive com o atual o número 1do ranking mundial, Rafael Nadal.

 

Patrício Arnold, que é um dos avaliadores do curso, capacitado pela ITF, diz que todos vão ganhar com a parceria entre o Itamirim e a Universidade de Valência. “O Máster de Tênis te habilita para o mercado e é um ótimo currículo para o profissional interessado em se especializar no esporte”, conta.

 

As aulas aprofundam temas como a preparação física, medicina esportiva, fisioterapia, psicologia, nutrição, agentes de jogadores, organização de torneios, gerência de clubes, entre outros. Mais informações no site da Universidade de Valência: www.viu.es.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS