quinta, 18 de abril de 2024
Geral
Anna Paula Cazatti
25/01/2011 | 00:00

Defesa Civil de Itajaí apresenta Sistema de Telemetria Digital

 

 

A Defesa Civil de Itajaí apresentou na manhã de hoje o sistema que irá monitorar os níveis dos rios que cortam o município. Estavam presentes o prefeito Jandir Bellini, o coordenador da Defesa Civil Everlei Pereira além do  Tenente Coronel BM Onir Mocellin e  Vitor Vilbert responsável por desenvolver o sistema.

 

O Sistema de Telemetria Digital foi instalado em 7 pontos, sendo dois nos rios Itajaí-Açu, dois no  Itajaí Mirim, um no  Ribeirão da Murta e dois no canal retificado do Itajaí-Mirim. Ainda falta o da Ribeirão Canhanduba. A fase agora é de implantação e de testes segundo o Coordenador da Defesa Civil. "O Sistema irá monitorar cada ponto separadamente e deve durar cerca de 90 dias. Será preciso coletar dados e informações para que a população seja atendida", explicou.

 

O prefeito Jandir Bellini lembrou que o sistema não vai acabar com os problemas das enchentes em Itajaí, porém, irá orientar e colaborar para salvar vidas e evitar tragédias ainda maiores. "Precisamos principalmente do apoio e colaboração da população e da imprensa. É importante que todos participem para que o sistema venha a ter resultados", disse. Além do sistema de Telemetria, o aprofundamento do Itajaí-açu, que tem início em março, deve dar uma vazão no volume de aguá em torno de 36% lembrou Bellini.

 

A população de Itajaí pode acompanhar e monitorar o sistema através do site da Defesa Civil. O alarme é caracterizado por cores. Na cor branca: normal, amarelo: atenção, laraja: alerta e vermelho: crítico. O sistema mede o nível do rio através de um sensor a cada dez minutos e registra a pressãoda água ecalcula se o rio subiu. A informação é enviada via rádio para um computador central na Defesa Civil que irá alertar sobre o risco de enchente. As estações também medem o volume de chuva acumulado em cada ponto.

 


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS