sexta, 29 de março de 2024
14/01/2011 | 00:00

Prosa Cultural

Velha e nova Barcelona

 
Quando pensei em fazer um intercâmbio de estudos na cidade de Barcelona,
na Espanha, tinha em mente uma cidade grande, moderna e com importantes centros comerciais. O que eu não imaginava era sentir a história desta cidade como tenho sentido. Explico-me.

Vendo as primeiras construções erguidas na cidade, sou transportada, mesmo sem querer, para outro período histórico. Nesta época as ruas não eram largas e extensas como estamos acostumados. Bem pelo contrário, elas eram estreitas, todas empedradas e com no máximo 8 metros de largura. Os edifícios eram quase colados um ao outro. A arquitetura tinha o estilo gótico, então é tudo muito escuro e um pouco grotesco. Refiro-me à parte velha de Barcelona. A primeira área habitada pelos romanos, que hoje corresponde a apenas três pequenos bairros da atual cidade.

Nesta área, as construções são muito próximas umas das outras, porque assim que os romanos chegaram a Barcelona construíra uma Muralha para controlar a cidade. Nada poderia ser construído fora das quatro paredes erguidas. Então toda a vida urbana se desenvolveu neste pequeno território.


Hoje, esta região antiga é considerada a Cidade Velha e é onde estão localizadas as catedrais mais antigas de Barcelona, as famosas ramblas, praças... Enfim, toda a zona histórica. Passeando por estas ruas ainda da pra ver vestígios da antiga muralha romana. Não tem com não ser transportada para o passado, e querer saber o que passou por ali.

Pois bem, eu vos explico um pouquinho do que sei. Com o passar do tempo, a convivência dentro de uma muralha não foi mais possível, a cidade em pleno crescimento teve a necessidade de expandir para outros territórios, é aí que nasce então a “Nova Barcelona”. São edifícios lindos com arquitetura modernista, as ruas que passo me lembram cenários cinematográficos. Mas a primeira área a ser habitada continua lá, quase que intacta. É a velha e a nova Barcelona a 30 segundos de distância uma da outra. O antigo se mescla com o moderno.

E apesar de existir uma Barcelona Modernistas, muitas lojas de grife, restaurantes de luxo, bares, teatros, prédios, residências, mercados e outros tipos de tendas ocupam as construções medievais nas pequenas ruelas estreitas da Cidade Velha, formando o coração de Barcelona, a área turística da cidade.

Como disse, é uma mescla, não um contraste. Não sei se são os olhos de uma
estudante, encantada pelas novidades que vivência, mas pra mim, o novo e o
antigo estão em plena harmonia.

Karoline Gonçalves.

Quer saber mais, envie e-mail para prosacultural@gmail.com

 

Pelas ruas de Itajaí

Aproveitando estas curiosidades vindas diretamente da Europa para a nossa prosa cultural, não tem como se lembrar de alguns casarões antigos que já perdemos aqui na cidade, e lamentarmos. Porque a cada construção destruída, é uma história que se vai. É Itajaí perdendo aquele ar antigo e nostálgico. O que me alegra ao passear pelas ruas da cidade, é ver que alguns casarões estão sendo preservados, e a Casa da Cultura “Dide Brandão” em restauro. Não nos limitemos, têm aqueles que estão esquecidos.

São estas obras de artes que fazem a história de Itajaí, e somos nós também, os responsáveis em pedir a preservação da memória desta cidade. Como diz a frase de um autor desconhecido: “Um povo sem história é um povo vazio”.

 

Camila Gonçalves.

Deixe a nossa prosa de seu jeito, opine! prosacultural@gmail.com


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS