quinta, 18 de abril de 2024
Geral
30/12/2010 | 00:00

Procon alerta sobre cuidados na compra de fogos de artifício

Em período de festa de fim de ano os fogos de artifício também costumam fazer parte das reuniões entre amigos ou família. No entanto, os fogos podem tornar-se atrativos perigosos para algumas pessoas.

 

Apesar de muito utilizado no país, os fogos de artifício podem causar sérios danos a quem os manuseia. De acordo com a Associação Brasileira de Cirurgia de Mão (ABCM), em 70% dos casos de acidente com fogos, a vítima sofre queimaduras ou tem membros amputados. Além disso, existe o problema da fabricação clandestina do produto, que por muitas vezes não utiliza os meios de segurança adequados.

 

Diante de tantos riscos aos consumidores, vale repensar o uso dos fogos. Mas, quem não abre mão do artefato em suas comemorações, deve ficar muito atento para evitar acidentes. A utilização dos fogos deve ser muito cuidadosa, de preferência, feita por um profissional e nunca por crianças.

 

Confira algumas dicas para utilizar os fogos de artifício com segurança:

 

- Compre sempre em estabelecimentos tradicionais. Evite camelôs ou empresas de “fundo de quintal”.

- Verifique as informações obrigatórias na embalagem: instruções de uso, nome correto do fogo de artifício, a data de fabricação e validade, peso, número de registro, responsável técnico, identificação do fabricante e procedência;

- Siga as instruções de uso do fabricante impressas nas embalagens dos produtos;


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS