sexta, 29 de março de 2024
Esportes
21/12/2010 | 00:00

Sócio do Itamirim é o único catarinense no Mundial de Pádel Profissional

 

O Brasil segue como uma das principais forças do pádel mundial. No início de dezembro, o País conquistou o 3º lugar por equipes – masculino e feminino – no 10º Campeonato Mundial de Pádel Profissional, competição realizada no complexo desportivo Grand Palladium, em Cancun, no México. Nos dois naipes, os brasileiros só ficaram atrás de Espanha e Argentina, respectivamente. E um atleta de Santa Catarina, sócio do Itamirim Clube de Campo, de Itajaí, teve participação de destaque na disputa.

 

 

Stefano Flores, de 26 anos, foi o único catarinense a fazer parte do time nacional. Dono de um poderoso smash e de ótimos voleios e saídas de parede, o itajaiense fez bonito nas quadras de grama do paradisíaco balneário mexicano. Ele formou dupla com o paranaense Bruno Nakid e com os gaúchos Julio Julianoti e Marcio Crizel. “As duplas eram formadas pelo técnico da equipe, de acordo com o adversário que iríamos enfrentar”, explica Flores.

 

 

O Brasil chegou invicto até as semifinais, quando cruzou com a forte Argentina e perdeu por 3 jogos a 0. Na disputa do bronze, contra o Chile, o placar também foi de 3 a 0, mas desta vez a favor dos brasileiros. Entre as mulheres, a derrota na semifinal foi para a Espanha, novamente por 3 a 0. As brasileiras garantiram o 3º lugar por equipes derrotando a França, pelo mesmo placar de partidas.

 

 

Até perder para a Argentina na semifinal, no masculino, os brasileiros fizeram bonito e derrotaram México, Portugal e Uruguai, todos por 3 jogos a 0. “Para nós foi um grande resultado, um ótimo mundial, que contou com os melhores atletas. Perdemos para quem poderíamos perder, para profissionais que moram na Europa, estão entre os primeiros do ranking e hoje contam com uma estrutura melhor que a nossa de treinos e competições”, desta o atleta de Itajaí, que tem no currículo dois títulos mundiais de menores (Sub-14 e Sub-16).

 

 

Já na competição individual, quando duplas do mesmo país podem se enfrentar, Flores jogou ao lado de Nakid e chegou às oitavas de final, derrotando duplas do México e Itália, mas caindo diante dos chilenos Montes e Zahri. “Vencemos eles na competição por nações e acabamos perdendo na individual. É uma parceria forte, mas poderíamos ter vencido”, lembra o sócio do Itamirim.

 

 

Saiba mais sobre o pádel

 

 

O Itamirim tem duas quadras disponíveis aos seus associados para a prática do pádel, uma modalidade esportiva disputada sempre em duplas. A quadra tem 20 metros de comprimento por 10 metros de largura, com paredes nos fundos e parte das laterais. Algumas utilizam vidro ou blindex no lugar das paredes, permitindo ótima visualização do jogo. O restante é cercado por telas ou alambrados de metal, sendo que o piso pode variar do cimento à grama. A bolinha e a contagem dos pontos são iguais às do tênis.

 

 

Outro diferencial do esporte é o tamanho e formato da raquete e a interação das paredes, uma vez que elas recolocam a bola em jogo, o que dá mais emoção e dinamismo à disputa de um ponto.

 

 

Esporte de fácil aprendizado que, inicialmente, não exige condicionamento físico e técnico rigorosos, o pádel vem crescendo cada vez mais como opção de lazer para amadores. Os praticantes são, em sua grande maioria, estudantes, executivos e empresários, entre 20 e 40 anos. Mulheres e crianças têm tido crescente participação.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS