sexta, 19 de abril de 2024
Geral
17/12/2010 | 00:00

XXI Festival de Terno de Reis Padre Ivo Petry

Terno de Reis é uma manifestação folclórica típica do período natalino, a cantoria existe e resiste no folclore catarinense, principalmente na zona litorânea, onde a influencia  da cultura lusa se faz notar com mais peso. Essa tradição vem sendo cultivada na Região,  haja vista os eventos que são realizados em Itajaí e nas cidades vizinhas, na sua maioria em forma de Festivais.

 

Os encontros de Ternos de Reis vêm atraindo um grande público interessado em conhecer e rememorar uma tradição, cuja origem se encontra na historia bíblica dos Reis Magos que viajaram para prestarem adoração ao Menino Jesus.

 

No Brasil os festejos de Reis têm mais de trezentos anos de historia, sofrendo adaptações com o passar do tempo, mas sempre mantendo o fundo religioso que está na raiz dessa manifestação. No Brasil as cantorias de Ternos de Reis e Folias de Reis ainda  podem ser encontradas nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, Goiás e Bahia.

 

A cidade de Itajaí é um rico celeiro de Cantores e Grupos de Terno de Reis , o que proporcionou ao salesiano Padre Ivo Petry a  inspiração para semear e iniciar a realização dos primeiros Festivais de terno de Reis em Itajaí.  No ano de 1990 Padre Ivo e  alguns admiradores desta tradição combinaram de realizar o primeiro Festival que teve caráter competitivo até 1999. A  partir do ano 2000 o evento passou a ser  de participação e por decisão da comissão organizadora o Festival foi oficializado como Festival de Terno de Reis Padre Ivo Petry.  

 

O Festival vem sendo realizado na Igreja São Pedro – Itaivapa e conta com a participação  de Grupos de Terno de Reis de Itajaí e municípios vizinhos.

 

Neste ano o XXI Festival de Terno de Reis Padre Ivo Petry acontecerá no dia 18 de dezembro no pátio da Capela São Pedro – Itaipava a partir das 20:00 horas.                                   


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS