quinta, 28 de março de 2024
Geral
10/12/2010 | 00:00

Ocupações Irregulares são monitoradas 24 horas em Itajaí

Nos próximos dias o Programa de Contenção de Ocupação Irregular de Itajaí está completando cinco meses de atividade. O Programa, conhecido como VIDA monitora 71 pontos do município, divididos em três regiões. O objetivo é verificar as invasões e degradação ambiental e social, monitorando e impedindo novas ocupações.

 

O VIDA foi criado oficialmente em julho deste ano, após a implantação de uma Comissão Urbana de Contenção da Ocupação Irregular, sugerida através de uma Indicação da Vereadora Susi Bellini (PP), enviada ao Executivo em setembro de 2009. Segundo Susi, o objetivo é desenvolver um planejamento de desenvolvimento urbano, controlando as ocupações já existentes, evitando novas e realizando um trabalho de conscientização junto a estas localidades. “Estou acompanhando o trabalho, que já apresenta bons resultados. Acredito que em longo prazo poderemos avaliar o significativo retorno que este programa trará para a cidade”, diz Susi Bellini.

 

Uma gerência para tratar do assunto foi criada junto a Secretaria Municipal de Habitação. Doze agentes terceirizados são responsáveis pelo monitoramento com vigilância 24 horas, efetuada com quatro motos que circulam entre os pontos. Segundo o Gerente de Contenção e Ocupações Irregulares, Charles Roberto Costa, as rotas com maior número de irregularidades são nas regiões Imaruí, Nilo Bittencourt, Murta, Vila da Paz, Morro do Bem-te-vi e Loteamento Dona Mariquinha. “Algumas áreas já foram cercadas e sinalizadas com placas informando a Lei que proíbe a ocupação. Invadir terras públicas é crime e o infrator pode ficar de três meses a uma no preso”, diz Charles. As áreas particulares não são monitoradas pelo programa. A comunidade pode fazer denúncias através do telefone 3908-6010.


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS