sexta, 19 de abril de 2024
Geral
02/12/2010 | 00:00

Autoridades buscam garantir recursos para obras de infraestrutura aquaviária

O superintendente do Porto de Itajaí Antonio Ayres dos Santos Júnior, acompanhado do prefeito Jandir Bellini, do presidente do Conselho de Autoridade Portuária Anselmo Souza e do vereador Renato Ribas, esteve ontem em Brasília para discutir assuntos relacionados a investimentos na infraestrutura aquaviária do Complexo Portuário do Itajaí. A comitiva se reuniu com o chefe de gabinete do ministro chefe da Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP), Ricardo Pontes, para solicitar que o contrato para a dragagem de aprofundamento de 11 metros para 14 metros dos canais de acesso e bacia de evolução do Complexo seja assinada ainda neste ano, como forma de garantir os recursos sejam aplicados ainda neste exercício.

 

O investimento foi autorizado e licitado pela SEP. De acordo com a Autoridade Portuária, cada centímetro a mais de profundidade nos canais possibilita um aumento de 60 toneladas na movimentação nominal de cargas por navio. “Os três metros que serão aumentados representarão a possibilidade de cada embarcação ampliar em 18 mil toneladas suas operações no Complexo, o que representa cerca de 600 contêineres por navio”, explica Ayres.

 

Os projetos já foram aprovados e o edital de licitação concluído. Oito empresas concorreram, sendo a vencedora a Jan de Nul do Brasil, que apresentou o menor preço. Porém, a empresa Bandeirantes Dragagem entrou com recurso e a ação pode impedir que a ordem de serviço seja assinada ainda em 2010, o que fará com que Itajaí perca investimentos de aproximadamente R$ 60 milhões. Segundo Ayres, Ricardo Pontes se mostrou bastante receptivo ao pleito, o que fez com que a comitiva voltasse bastante otimista.

 

Molhe Norte – Acompanhada do deputado federal Décio Neri Lima, a delegação de Itajaí participou de reunião com o presidente da Comissão de Especial de Licitação da SEP, João Aparício dos Reis Costa. O objetivo da reunião foi buscar a garantia de que os recursos destinados às obras de recuperação do Molhe Norte sejam empenhados ainda em 2010, para possibilitar que Itajaí possa receber os investimentos de R$ 8,75 milhões, projetados para o local. “Saímos bem otimistas com os dois pleitos”, finaliza Antônio Ayres dos Santos Júnior.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS