quinta, 28 de março de 2024
Tathiana Souza Sestrem
25/10/2010 | 00:00

“A Cooperfoz não está numa situação ruim”

Presidente da Cooperativa de Catadores fala sobre a situação atual e próximos projetos

 

O Presidente da Cooperativa de Catadores de Material Reciclável de Foz do Rio Itajaí  (Cooperfoz),Jônatas de Souza, procurou nossa equipe de reportagem para esclarecer a situação atual da cooperativa, que recebeu a visita do Conselho Municipal do Meio Ambiente, na semana passada. O presidente afirma que atualmente, a Cooperativa está com todas as contas pagas, inclusive INSS de todos os cooperados. “Não podemos dizer que estamos em dificuldades. Todo o rendimento mensal, conseguimos liquidar as despesas como alimentação, manutenção de equipamentos, e repassar aos cooperados”, afirma.

 

A única questão que ainda está pendente é quanto ao aluguel do galpão onde funciona a cooperativa, que é pago pela prefeitura, através da Lei de Incentivo Fiscal 65/2005. Souza explica que quando foi realizado o convênio, na redação constava a frase “aprovado uma única vez”. Isso fez com que não o convênio não pudesse ser renovado. Como isso também ocorreu em ano eleitoral, a conseqüência foi o atraso de quatro meses no aluguel. “Já foi enviado um projeto para a Câmara de Vereadores, para aprovar um novo convênio e em breve esta é uma questão resolvida”, comenta.

 

 

Mesmo com o atraso, o presidente da Cooperfoz afirma que não há risco de despejo. “Antes de ser aprovado o primeiro convênio, já ficamos seis meses com atraso de aluguel e isso não aconteceu. O dono do galpão já está ciente e compreendeu a nossa situação” comenta.

 

Através de um convênio com o Instituto Vonpar e a Coca-Cola, a cooperativa conseguiu uma verba de R$ 14 mil para compra de uniformes e equipamentos. O restante do valor foi investido numa nova esteira que já está trabalhando no galpão. “Ainda temos mais uma para restaurar e pretendemos fazer isso em breve”, comenta.

 

Há muita coisa ainda para ser feita, mas Souza afirma que a cooperativa em todo tempo de funcionamento, já conquistou muitas vitórias. “Nós que estamos trabalhando aqui, percebemos a evolução. Tudo há seu tempo e com certeza ainda há muito para ser feito. O importante é que estamos caminhando para isso.”

 

Um dos projetos para 2011 é a conquista do espaço próprio e firmar um convênio com  a Fundação Nacional da Saúde (FUNASA), no valor de R$ 200 mil.

 

Modelo para outros municípios

O Diretor de Apoio ao Pequeno Empreendedor da Economia Solidária, Onézio Gonçalves Filho, afirma que ainda não houve retorno sobre a aprovação do projeto de alteração de Lei de Incentivo Fiscal. “Estamos no aguardo da aprovação da Câmara de Vereadores,”comenta.

 

Quanto ao convênio com a FUNASA, o Diretor explica que o prazo final para resposta é 29 de novembro. Caso se confirme o convênio, a verba será destinada à compra de um caminhão, uma empilhadeira e uma prensa.

 

Gonçalves reafirma a situação da Cooperfoz. “A cooperativa estava praticamente falida. E hoje serve de modelos para muitos municípios que querem implantar”, ressalta.

 

“Precisamos fortalecer a Cooperfoz”

O presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente, Roberto Pereira, afirma que foi realizada uma reunião no CONDEMA esta semana  maneiras de fortalecer a cooperativa, principalmente para que se dobre a produção. Mas para isso, algumas questões devem ser sanadas. “Precisamos ter lixo, para que possamos atingir este objetivo. Temos atualmente cerca de 16 carroças que vem de Navegantes para recolher o lixo do nosso município. Além disso, será necessário procurar grandes empresas para que estas também auxiliem no recolhimento de lixo para a cooperativa,”afirma.

 

 

Com os projetos a vista, Pereira ressalta que o CONDEMA acompanhará de perto este processo. “Precisamos valorizar a cooperativa. Por que se não fosse o trabalho dela, para onde iria todo esse lixo?,”finaliza.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS