quinta, 28 de março de 2024
20/10/2010 | 00:00

Aberto o Ambulatório de Especialidades do Hospital Municipal Ruth Cardoso

 


O prefeito Edson Renato Dias (PIriquito) abriu oficialmente na manhã de hoje (20) o Ambulatório de Especialidades do Hospital Municipal Ruth Cardoso. A solenidade foi realizada às 10h, mas desde as 7h pacientes já estavam sendo atendidos na unidade. Depois de diversas tentativas de abrir o hospital, mas esbarrando na burocracia e na falta de verba, o município conseguiu, com recursos próprios, abrir esta primeira parte para atendimento de 18 especialidades. O próximo passo será a abertura da urgência e emergência, que não estavam previstas no projeto original, mas são necessárias para a cobertura do atendimento hospitalar no município.


O prefeito agradeceu a todos que contribuíram para a realização deste projeto e relembrou alguns dos problemas que dificultaram a abertura do Ruth Cardoso. “No início de 2009 precisamos equalizar a situação do Santa Inês, que passava por uma fase crítica, e também deste hospital que estava com toda infra-estrutura por fazer. Tivemos de negociar com todas as empresas que trabalharam na construção do Ruth Cardoso, mas finalmente hoje estamos abrindo as portas”, disse o prefeito. Nas obras do entorno, iluminação externa, comunicação visual, construção dos muros e cercamento, sem as quais o hospital não poderia ser aberto, a prefeitura investiu mais de R$ 1 milhão.


Giliane Jacubowski, 22, foi uma das primeiras pacientes atendidas no hospital e destacou a tranqüilidade que o hospital traz para a população. “É muito bom ter um hospital com estrutura de qualidade, até porque, vai agilizar o atendimento em toda cidade”, disse.


A partir de hoje serão prestados serviços e atendimentos em 18 especialidades: cardiologia, oftalmologia, endocrinologia, gastrenterologia, neurologia, neurocirurgia, ortopedia, reumatologia, angiologia, clínica geral, dermatologia, hematologia, nefrologia, fonoaudiologia, otorrinolaringologia, proctologia, urologia e medicina do trabalho. Cerca de 40 médicos, além dos demais profissionais de Saúde estão atendendo durante 12 horas, das 7h às 19h


O prefeito também agradeceu os vereadores pela aprovação do Projeto de Lei 157/2010, que instituiu o Programa Municipal de Incentivo às Organizações Sociais com atividades dirigidas à Saúde Pública em Balneário Camboriú e permitiu que a prefeitura credenciasse propostas das entidades que tem interesse em administrar o Ruth Cardoso. “Nosso próximo passo é abrir a licitação para que uma destas empresas seja finalmente contratada e possamos abrir todo o hospital. Para isso contamos com o comprometimento dos vereadores para com a saúde da população”, afirmou o prefeito.


Apesar de ter sido concebido somente para ambulatório, sem pronto socorro e com internação eletiva, a prefeitura optou por implantar os serviços de urgência e emergência 24 horas e 100% gratuito. Para garantir este atendimento de urgência e emergência 24 horas a prefeitura, através do Fundo Municipal de Saúde, já comprou e pagou um tomógrafo, que deve chegar ao município até dezembro.


Piriquito declarou que não vai desistir de buscar apoio junto ao Governo do Estado para manter o Ruth Cardoso sempre com as portas abertas e com atendimento de qualidade, garantindo a segurança e o acolhimento da população.


Fonte: Prefeitura de Balne?rio Cambori?

JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS