quinta, 18 de abril de 2024
Fotos: Karoline Gonçalves
08/10/2010 | 00:00

Mulheres que venceram o câncer caminham pela Hercílio Luz

 

 

Outubro é o mês mundial da conscientização sobre o câncer de mama. Em Itajaí as duas organizações que trabalham contra a doença, realizaram uma caminhada pelo calçadão

 

“Nada nos impede de ser feliz, na vida sempre existe uma saída... Viver! Viver! É nossa meta principal viver!”,com este hino, as mulheres que vestiam a cor rosa seguiam pelo Calçadão da Hercílio Luz, distribuindo fitas e informativos sobre a doença. A ação teve como principal meta, informar sobre a importância do diagnóstico de câncer ser dado precocemente. Juntamente com a instrução, as mulheres esbanjaram muito entusiasmo e alegria. O calçadão da Hercílio foi tomado por superação. A Primeira Caminhada se encerrou com a iluminação do Palácio Marcos Konder na cor rosa.

 

Desde 1997, durante todo o mês de outubro, é realizada a conscientização mundial sobre o câncer de mama. A ideia é chamar atenção para a detecção precoce do câncer, porque assim será mais fácil o tratamento de cura. Esta mobilização mundial iniciou na Califórnia e hoje, abrange o mundo todo. Em Itajaí, não foi diferente. Associação de Câncer Amor Próprio promove neste mês várias ações para conscientizar a população sobre a doença. E uma das promoções de maior visibilidade foi a Primeira Caminhada das Vitoriosas, que aconteceu na última terça-feira (05) e contou com a participação da Rede Feminina de Combate ao Câncer.

 

Cerca de 60 mulheres caminharam no centro da cidade, em uma Campanha contra o câncer

 

A ideia da caminhada também foi acolhida pela capital carioca. No dia 24 deste mês, também será realizada no Rio Janeiro, onde um grupo da Associação Amor Próprio irá participar. “Com estas ações pretendemos atingir o maior número de pessoas possíveis. Para que assim, as pessoas tenham conhecimento desta doença e tirem suas dúvidas”, acrescenta Nilza Martins, Presidente da Associação.

 

Além da caminhada, durante todo o mês de outubro estão sendo realizadas ações de mobilização contra o câncer. “Nós tivemos a iniciativa de promover o mês rosa na cidade e para isso, organizamos uma programação bem variada. Nosso objetivo é informar”, destaca Irinéia Parecida dos Santos, paciente e voluntária da Associação Amor Próprio.

 

 

Irinéia, uma das pacientes de câncer distribuindo material informativo no Calçadão da Hercílio

 


As voluntárias da Associação Amor Próprio vão trocar experiências nas empresas parceiras e em algumas unidades de saúde. A programação ainda conta com a montagem de uma tenda em frente à Casa da Cultura nos dias 26,27 e 28, onde serão distribuídos informativos sobre o câncer de mama para a população. E no dia 21, será entregue uma casa para uma de suas associadas que foi totalmente construída com doações recebidas pela instituição. Esta ação foi batizada como “Construindo um Sonho”. Para encerrar a agenda, acontecerá a tradicional macarronada, que será realizada no dia 27 de outubro, a partir das 11h30min., no Salão Paroquial da Igreja Matriz no valor de R$ 10.

 

Por que Rosa?

Por ser a cor mais feminina de todas as cores. Os Gregos foram os primeiros a definir a rosa como a cor das mulheres, pois esta é a coloração do mamilo do seio da mulher, órgão que esta associado tanto na maternidade como a sexualidade feminina.

 

Associação de Câncer Amor Próprio - Uma luta pela vida

No final dos anos 90, uma paciente de câncer chamada Silvia Helena Cavalheiro resolveu se reunir com outras pacientes para prestar um trabalho de apoio as mulheres vítimas de câncer. Assim que algumas poucas mulheres se reuniram para conversar mais sobre o assunto, desmistificar a doença, entendê-la e aceitá-la. O número de mulheres foi aumentando e a necessidade de se criar uma associação estava mais que comprovada. A associação oferece psicóloga, fisioterapeuta, tarde para realização de artesanatos, alguns métodos de saúde alternativos e o principal de tudo, a união e o apoio à todas as mulheres pacientes ou voluntárias que frequentam a Associação.

 

Rede Feminina de Combate ao Câncer

A Rede Feminina de Combate ao Câncer – RFCC – foi fundada no Brasil em 1946. Em Santa Catarina iniciou suas atividades em 1961, como uma entidade sem fins lucrativos com o objetivo inicial de atender, por meio de um grupo de voluntárias, doentes dos hospitais da cidade. Desde então, vem prestando relevante trabalho e mostrando a todos a importância da prevenção do câncer, principalmente do colo do útero e de mama. Em Itajaí a Rede Feminina foi fundada em 1991 com o objetivo dar suporte às ações de prevenção e controle do câncer, sendo umas das principais parceiras do INCA - Instituto Nacional de Câncer.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS