sábado, 20 de abril de 2024
Divulgação
06/10/2010 | 00:00

Bailarina dança sua própria vida no Teatro Municipal de Itajaí

 

 

Dançar a própria vida. Esse foi o desafio encarado pela bailarina Erika Rosendo, na montagem do espetáculo “Auto-retrato”, que será apresentado sexta, dia 8 de outubro, em duas sessões, às 19h30 e 20h30, no Teatro Municipal de Itajaí. A apresentação faz parte do projeto de Circulação do espetáculo, aprovado pelo no Prêmio Elisabete Anderle. Os ingressos são gratuitos e podem ser obtidos na bilheteria do teatro.

 

Sua coleção de bolsas, sua preferência pela vida próxima à Natureza, suas paixões, suas dores, suas alegrias e seu silêncio. Uma autobiografia apresentada numa linguagem corporal própria, com a assinatura coreográfica de Erika Rosendo. Assim a bailarina se move no palco, criando impressões digitais no ar, num desenho imaginário riscado pelo próprio corpo. “Esse solo marca uma nova fase da minha vida”, define Erika Rosendo, eleita a melhor bailarina do Festival de Dança de Joinville de 2008. A partir do espetáculo “Auto-retrato”, Erika partiu para a linha de trabalhos coreográficos em solo. Depois dessa primeira experiência, a intérprete-criadora montou, também, o “Retrato do Outro”, apresentado em praças e outros locais públicos. Ambos os trabalhos contam com a direção da professora Jussara Xavier.

 

Para compor o trabalho, fez-se o diálogo inquiridor entre a diretora, Jussara Xavier, e a intérprete-criadora, Erika. O desafio para a bailarina foi responder, com seus registros corporais, a cinco perguntas feitas por Jussara: “quem é você?”, “que pessoas te fazem”, “que verbos te descrevem”, “o que você gosta?” e “o que você não gosta?”. O resultado é um trabalho intenso, e ao mesmo tempo sutil, leve e profundo, onde Erika Rosendo despe-se diante do espelho do olhar para si, construindo, assim, a sua auto-imagem. “Por meio da dança, Erika tenta perceber, recuperar e construir a própria identidade”, explica Jussara.

 

O espetáculo estreou em dezembro de 2008 e em 2009 o solo abriu a Mostra Contemporânea do 27º Festival de Dança de Joinville. Foi a primeira vez que uma obra de dança produzida na cidade sede do festival participou da Mostra, que reúne trabalhos profissionais de todo o Brasil. No ano passado, Erika também levou sua obra para o SESC Pompéia, em São Paulo, projeto Primeiro Passo, que tem a curadoria da crítica de dança do jornal O Estado de São Paulo, Helena Katz; e na Mostra de Bolso do Múltipla Dança - Seminário Internacional de Dança Contemporânea,  em Florianópolis. Este ano, contemplado no Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, do governo do Estado, o espetáculo “Auto-retrato” circula por três cidades catarinenses. Além de Itajaí, Erika apresenta-se, ainda, em Blumenau e Jaraguá do Sul.

 

A bailarina

 

Erika Rosendo é natural de Natal (RN) e começou a dançar aos quatro anos. É formada em Ballet Clássico pela Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão (RN) e em coreografia pelo Projeto “Arte Ação” (RN). Entre 2001 e 2006, integrou a Cia. de Dança do Teatro Alberto Maranhão, companhia que trouxe Erika Rosendo pela primeira vez a Joinville para participar do Festival de Dança. Em 2007, Erika mudou-se para Joinville para formar-se em dança contemporânea pela Escola do Teatro Bolshoi. Em 2008 recebeu o prêmio de Melhor Bailarina e 1º lugar na categoria Dança Contemporânea, solo feminino avançado no 26º Festival de Dança de Joinville e 3º Festival Nacional de Jaraguá. No currículo, Erika coleciona outros primeiros lugares em festivais de dança realizados em Itajaí (SC), Santa Maria (RS) e Santa Rosa (RS). Hoje, ela é professora da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, além de assinar as coreografias da Cia e do Grupo de Dança Fernando Lima, em Joinville.

 

O espetáculo

 

 Segundo a professora Jussara Xavier, uma das idealizadoras do projeto, “Auto-retrato” é visto como um espelho do artista. “Conceitualmente, retratar é mostrar a imagem reconhecida de alguém. Que retratos a mídia corpo pode produzir de si mesma?”, questiona Jussara. Ela explica que a intérprete Érika Rosendo utiliza um registro corporal próprio para produzir seu "auto-retrato". “A proposta do corpo auto retratado é a de atuar com uma imagem não-pronta, em constante transformação. De trafegar por vários nichos de significado”, afirma a professora.

 

Para Jussara Xavier, “Auto-retrato” é uma tentativa de percepção e leitura de si mesma, de recuperação e construção da própria identidade. “É um jogo auto-reflexivo, dança auto-referente. Junção do reconhecimento e do estranhamento. Esforço para encontrar o sentido do mundo e de si mesma”, define Jussara.

 

SERVIÇO:

O que:Espetáculo solo de dança contemporânea “Auto-retrato”, com Erika Rosendo

Quando:sexta-feira, 8 de outubro, às 19h30 e 20h30

Onde:Teatro Municipal de Itajai

Quanto:Entrada gratuita. Os ingressos podem ser retirados na bilheteria do Teatro

 

FICHA TÉCNICA DO ESPETÁCULO “AUTO-RETRATO”

Intérprete-criadora:Erika Rosendo

Concepção, direção coreográfica e produção:Jussara Xavier

Trilha sonora e vídeo:Eduardo Coelho

Cenografia e figurinos:Pablo Ramon

Criação gráfica e iluminação:Rafael de Oliveira

Apoio:Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, Dois pra lá Dois pra cá Studio de Dança, Oficinas de Arte do Centro Integrado de Cultura

Patrocínio:Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura - Governo do Estado de Santa Catarina

Duração:35 minutos



Fonte: Assessoria de Imprensa

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS