terça, 16 de abril de 2024
Geral
Divulgação
01/10/2010 | 00:00

Hoje é o Dia Nacional do Idoso

 

 

“Idoso é quem tem o privilégio de viver uma longa vida e velho é quem perde a jovialidade”. Visando homenagear a Terceira Idade de Itajaí, nesta sexta-feira “Dia Nacional do Idoso” haverá uma Missa de Ação de Graças, às 15h, na Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento. Idosos e seus familiares são convidados a participar da missa que irá abordar a “Benção do Envelhecer”.

 

As comemorações do Dia do Idoso seguem até o fim de outubro. No dia 20 (quarta-feira) os idosos irão se divertir com a peça “Teatro é bom! Rir faz muito bem!” que traz dicas para uma vida melhor. A apresentação gratuita será no Teatro Municipal às 14h30.

 

Já no dia 26 (terça-feira) o “Dia do Lazer – Vida, Saúde e Alegria” irá reunir os idosos no Itamirim que irão se confraternizar através de gincanas, jogos, canastra, dominó, bocha, malha, bingo e muita música.

 

O Idoso em Itajaí

 

Em Itajaí o idoso é tratado com muito respeito. A cidade oferece uma série de atividades físicas, de recreação e socialização que visam o envelhecer saudável. Um dos pontos de encontro da Terceira Idade é o Centro de Convivência do Idoso, o CCI São Judas, que atende 284 idosos. Há dezoito anos o local oferece aulas de pintura, bordado e outras atividades manuais, aulas de recreação com jogos de dominó, cartas e bocha e ainda aulas de Educação de Jovens e Adultos - EJA.

 

Dona Íris Cardoso de Araújo é uma das frequentadoras do CCI São Judas. No local ela encontrou o acolhimento e a alegria necessários para afastá-la da depressão. “Estou aqui há dois anos. Quando entrei estava com depressão, hoje só de chegar no portão do CCI meu coração enche de alegria”. Sentimento semelhante ao de seu Alci Bento Rufino, mais conhecido por Bebé. “Aqui eu encontrei uma família. A coordenadora e todas as educadoras nos tratam como filhos, com respeito e principalmente amor. Também aprendi a  ler e escrever ” se emociona.

 

Em cada bairro da cidade, há um Centro de Múltiplo Uso ou Grupo de Integração onde os idosos podem realizar as mesmas atividades oferecidas no CCI. Neles são atendidos 1.700 idosos. Outra atividade que melhora a qualidade de vida dos idosos é o Programa Itajaí Ativo, onde este público realiza caminhadas e outras atividades físicas que melhoram a saúde diminuindo problemas de pressão arterial, diabetes e dores musculares.



Fonte: Prefeitura de Itaja?

JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS