sexta, 29 de março de 2024
Geral
30/09/2010 | 00:00

Acesso às residências é a principal dificuldade para conclusão do Cadsus em Itajaí

 

 

O Cadastramento dos Usuários do SUS em Itajaí (CADSUS), realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, iniciou em setembro do ano passado e, desde então, mais de 56 mil pessoas foram visitadas. A atualização dos dados ou inserção de novos pacientes está ocorrendo nas unidades que possuem a Estratégia Saúde da Família. Destas unidades, 19 estão com o cadastramento em estágio avançado, ou seja, mais de 40% da população já está inserida no sistema.

 

Segundo os responsáveis pelo cadastramento, a maior dificuldade enfrentada pelos Agentes Comunitários de Saúde é o acesso às casas. “Mesmo com todos os agentes de saúde devidamente uniformizados e portando crachá de identificação, algumas pessoas tem apresentado resistência para responder ao questionário do SUS prejudicando a conclusão desta fase do CADSUS”, afirma a responsável pelo serviço Daniela Weeck.

 

Dados da Secretaria Municipal de Saúde apontam que 56.106 usuários já foram cadastrados, número equivalente a 14.130 famílias, considerando uma média de quase quatro membros por família. A expectativa é que mais de 115 mil usuários ainda recebam a visita dos Agentes Comunitários de Saúde até o final do ano, totalizando, aproximadamente 170 mil pessoas.

 

O CADSUS está dividido em três etapas: preenchimento da ficha cadastral na casa do usuário, envio das informações para a Secretaria Municipal de Saúde e digitação do cadastro  informado ao Ministério da Saúde para a confecção do Cartão de Saúde em nosso município. A Prefeitura de Itajaí deverá investir, inicialmente, cerca de R$ 30 mil com a aquisição dos cartões e da impressora para os mesmos.

 

“Este cartão será a identidade do usuário do SUS. Ele é importante não só para o usuário, mas também para os profissionais responsáveis pelo atendimento”, declara o Secretário Municipal de Saúde Lírio Eing. Segundo ele, cada paciente terá um número de cadastro e através deste número será possível localizar o histórico do tratamento e agilizar o agendamento de consultas para todas as especialidades, exames, procedimentos de alta complexidade, medicamentos de alto custo, entre outros. Todo cidadão tem direito ao Cartão SUS independente se usuário de plano de saúde.

 

Os agentes preenchem uma ficha contendo nome completo sem abreviatura dos moradores da residência, data de nascimento, número da carteira de identidade e data de emissão, CPF ou certidão de nascimento, além do endereço, telefone e demais dados sobre a residência. “Pedimos, mais uma vez, o apoio da população para que receba nossos agentes de saúde e informe seus dados”, solicita o Secretário.

 

O cadastramento e atualização do cadastro está ocorrendo nas seguintes regiões: Salseiros, Bambuzal, Canhanduba, Limoeiro, Brilhante, Cidade Nova, Cordeiros, Costa Cavalcante, Espinheiros, Fazenda, Imaruí, Itapaiva, Murta, Praia Brava, Promorar II, Votorantim.



Fonte: Prefeitura de Itaja?

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS