sábado, 20 de abril de 2024
Geral
Divulgação
22/09/2010 | 00:00

Pianista Arthur Moreira Lima em Balneário Camboriú na segunda-feira

 

 
 

A Fundação Cultural de Balneário Camboriú (FCBC) informa que em virtude da previsão de chuva até o fim de semana, o show com o pianista Arthur Moreira Lima foi adiado para a próxima segunda-feira, 27, às 20h, na Praça da Bíblia. Se o mau tempo persistir ainda na segunda-feira, o show será mantido, mas no Cine Itália, na Rua 700, igualmente com entrada franca. A apresentação seria nesta quarta-feira, 22. O concerto faz parte do projeto “Um Piano pela Estrada – nos Caminhos dos Tropeiros 2010” e é uma promoção do artista, via Lei Rouanet, com patrocínio dos Correios, Caixa Econômica Federal e grupo Gerdau. O apoio do Município está por conta da Fundação Cultural de Balneário Camboriú.


O presidente da FCBC, Eduardo Meneghelli Júnior, convida a comunidade: “Democratizar a arte em suas mais variadas manifestações é uma das prioridades da Fundação, e nada mais democrático do que um show gratuito, em praça pública, com um artista com o talento e o renome de Arthur Moreira Lima, cuja presença muito nos honra. Por isso, convidamos a comunidade a prestigiar o concerto, lembrando de levar cadeiras de praia para apreciar os momentos com conforto de tranquilidade”, acrescenta o presidente.


A popularização da música clássica é o objetivo desta turnê que tem levado por todo o Brasil o talento do pianista carioca que, seguindo o exemplo de Mozart, começou a brilhar nos palcos aos nove anos. Durante uma hora e meia, Arthur Moreira Lima interpreta clássicos de Chopin, Bach e Beethoven, mas não deixa de fora do repertório a riqueza da Música Popular Brasileira.


Infraestrutura


O caminhão chama a atenção pelas dimensões e pelo conteúdo – um palco inteiro com piano de cauda, iluminação e outros itens como o sofisticado sistema de sonorização. A turnê “Nos Caminhos dos Tropeiros” começou em maio de segue até dezembro, percorrendo em torno de 15 mil quilômetros, considerando ida e volta de Florianópolis, passando pelo Distrito Federal, Espírito Santos, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.


O projeto “Um Piano pela Estrada” traz consigo o programa “Um Sorriso pela Estrada”, agregando valor social à turnê cultural. As crianças das cidades por onde passa a caravana participam de palestras educativas sobre prevenção, saúde geral e bucal, higiene e aplicação de flúor.


Onde & Quando


Show com o pianista Arthur Moreira Lima
27 de setembro, segunda-feira, 20h
Praça da Bíblia, centro de Balneário Camboriú
Avenida da Lagoa, fundos do Atlântico Shopping
Em caso de mau tempo, o concerto será na mesma data
e horário no Cine Itália, Rua 700, esquina com a Avenida Central
Entrada franca


Saiba mais...

 

Considerado uma das mais importantes personalidades da nossa cultura, Arthur Moreira Lima projetou-se internacionalmente no Concurso Chopin de Varsóvia. Laureou-se também nos Concursos de Leeds (Inglaterra) e Tchaikovsky (Moscou). Desde então, Moreira Lima tem feito turnês em todos os continentes, lotando as principais salas de concertos do mundo.
 

Entre as orquestras e os regentes famosos com quem já se apresentou, estão as Filarmônicas de Leningrado, Moscou, Varsóvia, Sinfônicas de Berlim, Viena, Praga, BBC de Londres, National da França, sob a direção de Kurt Sanderling, KiriIl Kondrashin, Mariss Jansons, Serge Baudo, Jesus Lopez-Cobos, Sir Charles Groves, Vladimir Fedosseyev, Rudolf Barshai.


Em seu trabalho de resgate e difusão das raízes culturais brasileiras, Arthur Moreira Lima foi solista da primeira audição do Concerto n. 1 de Villa-Lobos no Japão, Rússia, Áustria e Alemanha. Foi também o pianista que fez reviver a obra de Ernesto Nazareth. Por seu trabalho discográfico no Brasil, recebeu por duas vezes consecutivas o Prêmio Sharp (1989 e 1990). Nos Estados Unidos, seu CD da obra de Ernesto Nazareth foi incluído na lista das melhores gravações do ano da Stereo Review Magazine. Um CD de Chopin Favourites lançado no Japão pela Nippon Columbia continua como um dos best-sellers da companhia.


Lançado internacionalmente pelo selo Olympia em 1999, seu CD com músicas de Astor Piazzolla foi considerado na França como "Disco do Mês" pela revista Répertoire e pela revista Tipptopp da Rádio da Suiça alemã. Gramophone, na Inglaterra, escreveu que Moreira Lima "captou magicamente a fantasia e grandiosidade da música", e a BBC Music Magazine: "Moreira Lima é um marcante e eloquente campeão de Piazzolla. Este CD certamente irá converter os céticos".


Fonte: Prefeitura de Balne?rio Cambori?

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS