sexta, 19 de abril de 2024
Esportes
Divulgação
22/09/2010 | 00:00

Alunos que praticam Remo e Vela no contraturno escolar em Itajaí visitam Cepsul

 

Até sexta-feira (24) cerca de 350 alunos da Rede Municipal de Ensino que participam no contraturno escolar do Projeto Navegando Pela Cidadania na Associação Náutica de Itajaí visitarão o Centro de Pesquisa e Gestão de Recursos Pesqueiros do Litoral Sudeste e Sul (CEPSUL). O passeio já iniciou na segunda-feira (20).

 

A atividade contemplará 16 escolas da Rede Municipal de Ensino que estão sendo divididas nos períodos matutino e vespertino. No local, as crianças conhecem apetrechos de pesca (tipos de rede), coleção biológica dos invertebrados e invertebrados marinhos e ainda, podem visitar o navio de pesquisa.

 

Conforme a professora responsável pelo projeto, Magali B. Dannenhauer, a intenção é que os estudantes praticantes de Remo e Vela na Baía Adolfo Wipel (no Saco da Fazenda), conheçam o trabalho desenvolvido pelo Centro de Pesquisas e a importância desses estudos para a conservação da vida marinha e dos estoques de cardumes em nosso litoral, assim como em toda costa brasileira. Eles ainda poderão perceber a influência dessas pesquisas na economia da cidade e na vida de seus habitantes.

 

Apesar de o CEPSUL se localizar tão próximo, na Avenida Ministro Victor Konder, aos Fundos do Centreventos, provavelmente a maioria deles não sabe que ele existe. “Acredito que todos (alunos, professores, instrutores) gostaríamos de saber mais a respeito do estuário, as espécies que entram no rio para desovar e outras relações que acontecem nesse ambiente, assim como no manguezal e sua influência na vida marinha”, comenta Magali.

 

Os profissionais acreditam que ao final da visita as crianças tenham novos pensamentos, “queremos ter renovada nossa esperança de que esses ecossistemas tão agredidos sejam preservados para as futuras gerações e seu uso feito de forma mais consciente e sustentável, com o comprometimento de todos”, relatam. O passeio ocorre das 9h30 às 11h e das 14h30 às 16h.



Fonte: Prefeitura de Itaja?

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS