sexta, 29 de março de 2024
Geral
Divulgação
20/09/2010 | 00:00

Prefeito Jandir Bellini visita obras da Casa da Cultura em Itajaí

 

 

O Prefeito Jandir Bellini visitou na última sexta-feira (17), as obras de recuperação e restauro da Casa da Cultura Dide Brandão, no Centro de Itajaí. Acompanhado do Superintendente da Fundação Cultural de Itajaí (FCI), Age Pinheiro, o Prefeito ficou satisfeito com o andamento das obras, que seguem o cronograma normal estabelecido pela construtora, com previsão de conclusão antes do prazo previsto no edital de licitação.

 

“As obras na Casa da Cultura representam um importante passo rumo à preservação do patrimônio e da memória da nossa cidade. Ela se torna muito mais importante do que se imagina porque se trata de uma intervenção de grande restauro”, avaliou o Prefeito. Para o Superintendente da FCI, a boa notícia é o cronograma da obra estar totalmente em dia, o que anima muito o setor cultural.

 

De acordo com o administrador da obra, Paulo Sérgio, 13 homens trabalham no local e já foram realizadas intervenções nas paredes, teto e telhado. “Já iniciamos com um trabalho minucioso de limpeza dos rebocos dos tijolos, além da retirada do forro e lavação de parte das telhas”, explica Paulo Sérgio, comentando que, por enquanto, não foi mexido na parte do teatro, que tem estrutura de teto bastante comprometida.

 

A previsão do construtor é que na próxima segunda-feira (20) já se inicie a troca das madeiras do teto, que já foi 100% aspirado. Outro trabalho que também deverá começar em breve é o reboco, que já teve um ensaio na parede lateral. “Este ensaio ficou muito bom e deveremos iniciar logo o trabalho”, explica.

 

Mais – A Construtora e Incorporadora Desterro venceu no dia 14 de julho o processo licitatório para recuperação, restauro e conservação da Casa da Cultura. A empresa iniciou as obras a pouco mais de um mês, no dia 16 de agosto, e pretende entregar a construção antes de 12 meses, que é o prazo previsto no edital de licitação.

 

A empresa funciona desde 1990 e tem tradição neste tipo de intervenção, sendo a responsável por obras de recuperação do Museu Nacional do Mar, Fundação Cultural do Badesc, Fortaleza de São José da Ponta Grossa e Igreja Nossa Senhora da Piedade.

 

O prédio da Casa da Cultura Dide Brandão é tombado pelo patrimônio histórico do Município e do Estado e está fechado desde abril de 2008 por falta de condições físicas e estruturais de uso. O atraso no processo de recuperação e restauro se deu em função do projeto elaborado em 2008 estar incompleto e de a primeira tomada de preços não apresentar empresas interessadas.



Fonte: Prefeitura de Itaja?

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS