sábado, 20 de abril de 2024
Economia
Fotos: Ronaldo Silva Junior
10/09/2010 | 00:00

Porto de Itajai e SEP inauguram primeira etapa de reconstrução do cais

 

 

Até agora foram mais de R$ 300 milhões de investimentos. A entrega total da obra está prevista para outubro

 

Após mais de um ano e meio de obras, a Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP) e a Superintendência do Portos de Itajaí irão inaugurar na próxima segunda-feira (13), a primeira etapa das obras de reconstrução do cais do Porto de Itajaí, parcialmente destruído pelas enchentes de 2008. Com investimento de mais de R$ 300 milhões, em recursos do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), do Governo Federal, a obra envolve a reconstrução de um berço com a extensão de 272 metros, com 35 metros de largura e estacas de mais de 50 metros de profundidade, mais a recuperação de parte do berço 2, danificada pela correnteza, e reforço e alinhamento da estrutura existente. A previsão que a entrega total da obra seja concluída até outubro.

 

Em agosto do ano passado o TCU expediu acórdão determinando o encerramento do contrato de reconstrução da retroárea dos berços atingidos pela enchente e autorizando a prorrogação dos contratos emergenciais celebrados ou a assinatura de novos contratos, com o objetivo de dar continuidade à obra. A partir daí a empresa APM Terminals Itajaí ficou responsável pela construção da retroárea do berço 1, do qual é arrendatária. Obra que deve iniciar ainda neste mês.

 

Além da reconstrução dos berços, a SEP está em fase final do processo de licitação para a dragagem de aprofundamento dos canais interno e externo e bacia de manobras, de 11 metros para 14 metros, obra que vai possibilitar que navios de maior porte operem no Complexo Portuário do Itajaí. A expectativa é de que os serviços iniciem em breve e estejam concluídos até julho de 2011.

 

O decorrer das obras

 

O cais foi parcialmente destruído em novembro de 2008, ocasião em que os canais de acesso e bacia de evolução do Porto de Itajaí foram assoreados. Uma dragagem emergencial foi contratada pela SEP para restabelecer as profundidades anteriores as enchentes e o processo licitatório para a contratação das obras de reconstrução foi concluído em fevereiro de 2009, mês em que a ordem de serviço foi assinada pelo ministro Pedro Brito.

 

O canteiro de obras foi imediatamente montado e foram iniciados os serviços de limpeza e remoção de escombros do fundo do rio. Entretanto, foi constatada a necessidade de ampliação na profundidade das estacas, que passaram de 28 para 50 metros, e o alargamento do cais, de 18 para 35 metros. Procedimentos que impactaram em acréscimo no valor final das obras e criaram impasses junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), que praticamente paralisou os trabalhos.

 

Diante dessa realidade teve início uma ampla campanha de mobilização em prol da liberação das obras de reconstrução do Porto de Itajaí, envolvendo a Secretaria de Portos da Presidência da República, os políticos que compõem a Bancada Catarinense em Brasília, lideranças municipais e estaduais, que, independente de sigla partidária, aderiram ao movimento.

 

 Novas perspectivas

Com as melhorias estruturais, o complexo portuário espera dobrar a movimentação nos próximos anos. Para o superintendente Antônio Ayres dos Santos Júnior, se as operações do Porto continuarem no ritmo dos últimos meses, a meta será fechar 2010 com a movimentação de mais de 800 mil TEUs (Twenty-foot Equivalent Unit – unidade internacional equivalente a um contêiner de 20 pés).

 

“As obras do terceiro berço estão dentro do cronograma e devem ser entregues em outubro. Com os três berços em operação, o Porto de Itajaí vai contar com mais de mil metros de cais. O espaço permitirá a atracação de até quatro embarcações ao mesmo tempo”, diz Ayres.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS