sexta, 29 de março de 2024
Geral
01/09/2010 | 00:00

PAMI beneficia mais três comunidades nesta semana em Itajaí

 

 

 

Com o objetivo de identificar e reduzir a incidência de deficiência intelectual, auditiva, visual e física nas crianças, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) desenvolve na cidade o Programa de Atendimento Materno-Infantil de Itajaí (PAMII). Trata-se de um ônibus adaptado para exame, diagnóstico, prevenção e encaminhamento para tratamento neuropsicomotor, que atende as crianças no bairro onde elas residem. O PAMII é uma iniciativa do Centro de Atendimento Educacional Especializado Waldyr Benvenutti (Caesp), mantido pela Apae de Itajaí.

 

Amanhã, quarta-feira (1º), às 08 horas, o veículo estaciona em frente à Associação de Moradores do Bairro Nossa Senhora das Graças. No período da tarde, a partir das 14 horas, o atendimento passa a ser oferecido junto ao Presídio de Itajaí, na mesma comunidade. Na quinta-feira (02), o PAMII beneficia a população do Bairro Carvalho, com o veículo posicionado em frente ao Campo de Futebol Dalmolin, a partir das 08 horas. E última região da cidade a receber os profissionais do Programa Materno-Infantil nesta semana, será o Bairro São Judas, especificamente no pátio da Igreja Católica local, a partir das 14 horas.

 

Voltado para o atendimento às gestantes e para os bebês desde o nascimento até os três anos e onze meses, o Programa de Atendimento Materno-Infantil vem sendo desenvolvido pela Apae de Itajaí desde o dia 1º de abril deste ano. Duas pedagogas percorrem microrregiões da cidade com o objetivo acompanhar o desenvolvimento neuropsicomotor das crianças. O diferencial é a realização do atendimento no bairro onde a família reside que acontece dentro de um ônibus adaptado e transformado em duas salas de atendimento. O veículo percorre os bairros da cidade três vezes por semana - às terças, quartas e quintas-feiras.

 

“Queremos prevenir, minimizar e/ou superar atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor ou deficiências, por intermédio de orientações às mães, com o apoio da Secretaria de Saúde através da Estratégia Saúde da Família”, afirma Juliana Nicole Nahrig, Coordenadora de Educação Infantil da Caesp – Apae de Itajaí.

 

Apenas em seus três meses iniciais de atuação, o Programa já atendeu 334 crianças de 26 microrregiões. Deste total, 25 foram encaminhadas para avaliação no Caesp – Apae de Itajaí para os mais diversos atendimentos, como fonoaudiologia, neurologia, psicologia, serviços de nutrição, fisioterapia, pedagogia e terapia ocupacional.



Fonte: Prefeitura de Itaja?

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS