quinta, 28 de março de 2024
25/08/2010 | 00:00

Secretaria de Educação de Balneário Camboriú comemora a Semana das Diferenças

 
 
 
O sonho de todos que trabalham com pessoas com deficiência começa com a inclusão escolar, ou seja, uma Escola inclusiva com Crianças sentadas lado a lado na sala de aula, no recreio e na biblioteca. Todos os estudantes participando juntos dos jogos escolares, indo para o passeio ao ou simplesmente contando como foi o final de semana.
 
 
Durante toda essa semana, a Secretaria de Educação, através do Departamento de Educação Especial, está realizando várias atividades nas unidades escolares em comemoração a Semana das Diferenças.
 
 
Quando crianças com deficiência se sentam lado a lado com todas as outras crianças sem qualquer tipo de distinção, aprendem a vencer o preconceito e se tornarão adultos que permitem que todos ocupem seu lugar na sociedade. Segundo Fabiana Lorenzoni, Diretora do Departamento de Educação Especial da Secretaria de Educação,”para construirmos uma escola inclusiva, é necessário o envolvimento de todo a comunidade escolar, pois a escola é uma pequena mostra do que será nossa vida do lado de fora dos muros escolares. Para que a inclusão seja real, e que de fato aconteça, devemos entender e reconhecer o outro, somente assim poderemos ter a honra de compartilhar experiências com pessoas diferentes de nós”.
 
Nossa Constituição de 1988 garante o acesso de todos ao Ensino Fundamental, destacando que os alunos portadores de deficiências,  devem ter atendimento especializado. A Rede Municipal de Ensino de Balneário Camboriú tem hoje 480 alunos com deficiência, matriculados nas diversas unidades de ensino e 47 professores de Apoio Pedagógico Especial, que trabalham diretamente com o aluno, mediando sua formação acadêmica, o que não substitui o ensino em classes regulares. Para uma escola inclusiva é necessário um projeto pedagógico baseado na reflexão, que valorize a cultura, a história e as experiências de vida de seus alunos. A palavra-chave é liberdade, os alunos devem ser livres para aprender cada um de seu modo, de acordo com suas condições e respeitando suas limitações.


Escolas inclusivas permitem que as crianças aprendam umas com as outras, reconhecendo e valorizando as diferenças entre seus colegas. È com esse pensamento que toda a equipe escolar está desenvolvendo suas atividades. Confira abaixo:
 
 
27/08 – Palestra sobre Deficiência Visual – Turmas 7º e 9º anos
 
 
CEM DONA LILI
Dinâmicas com os alunos (Olfato, paladar,libras, tato,audição, visão, jogo adaptado)
 
 
CEM CAIC AYRTON SENNA DA SILVA
26/08- 14h - Palestra sobre Autismo com a Psicóloga Márcia, da Associação de Mães de Autistas, AMA
 
 
CEM ARIRIBÁ-
26/08- 08 h: Curso de Formação Continuada, em parceria com EDUC, GERED, APAE – Ariribá
27/08- Professores de Apoio Pedagógico Especial estarão participando do II Seminário do Programa Capacit, em Itajaí


Fonte: Prefeitura de Balne?rio Cambori?

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS