quinta, 28 de março de 2024
Divulgação
23/07/2010 | 00:00

27 Receitas disputam o 17º Concurso de Pratos Típicos na Festa do Colono

 

 

Sabor, simplicidade, decoração, criatividade no uso dos ingredientes e histórico e tradição na localidade são os critérios a serem analisados pela comissão julgadora que vai avaliar os 27 pratos – 12 doces e 15 salgados – que disputam o 17º Concurso de Pratos Típicos da Festa Nacional do Colono. O evento está marcado para sábado (24), a partir das 15 horas, no Salão Principal do Parque Municipal do Agricultor Gilmar Graff.

 

O Concurso de Pratos Típicos tem a finalidade de resgatar e valorizar as receitas preparadas e consumidas no meio rural itajaiense, que em muitos casos são transmitidas de geração em geração, difundindo o consumo dos alimentos produzidos dentro das propriedades rurais. É umainiciativa desenvolvida em parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Epagri e Curso de Gastronomia da Univali.

 

E para que a população em geral tenha conhecimento das iguarias concorrentes, todos os anos é feita a publicação de um livreto com todas as receitas que disputam o evento. Este ano, exemplares do livro vão ser distribuídos durante o concurso para as participantes e também para o público presente. A confecção do livro com as receitas do 17º Concurso de Pratos Típicos da Festa Nacional do Colono é viabilizada com recursos da Epagri – parceira na organização do evento – e do Projeto Micro Bacias 2.

 

O principal requisito para participar do Concurso de Pratos Típicos é residir na área rural de Itajaí. Já o número de inscrições de cada uma das 18 comunidades rurais é livre. No entanto, cada participante pode se envolver somente em uma categoria, doce ou salgada. A organização estabelece ainda que as receitas concorrentes devem priorizar ingredientes naturais e da região.

 

Todas as concorrentes vão receber um certificado de participação no Concurso e serão premiadas com brindes especiais ofertados por patrocinadores as três melhores receitas doces e salgadas escolhidas pela comissão julgadora. Nas duas categorias, doce e salgado, o primeiro lugar recebe um forno de micro-ondas, o segundo lugar ganha uma batedeira e o terceiro lugar, um liquidificador. A comissão julgadora vai ter um total de 10 jurados, cinco para cada categoria.

 

No ano passado, a 16ª edição do Concurso de Pratos Típicos da Festa Nacional do Colono contou com um total de 33 receitas concorrentes. Entre os salgados, o prato vencedor foi “Galinha Ensopada com Couve Recheada”, elaborada por Erenita Schulle, da comunidade de Brilhante I. O segundo lugar coube à Maria Luiza da Silva, da Paciência, com a sua “Canja de Codorna”. E na terceira posição, Dejair Ondina Mathias, da comunidade de Salseiros, com a receita de “Empadão de Verduras”.

 

Entre os doces, a receita campeã de 2009 eleita pelos jurados foi a da produtora Josiane Janaína Merlo dos Santos, da comunidade de Arraial dos Cunhas, com a sua “Torta Gelada de Limão”. A segunda posição ficou com o “Gelado de Morango com Creme”, produzido por Rosiane Aparecida Merlo Adami, da Paciência. E em terceiro lugar, Elisângela Tramontin, da Itaipava, com o “Pudim de Limão”.

 

A 28ª Festa Nacional do Colono é um dos principais eventos em homenagem ao homem do campo em Santa Catarina e neste ano tem como tema os 150 anos da agricultura em Itajaí, como forma de se integrar às comemorações do sesquicentenário de emancipação do município. A festa tem acesso livre para o público todos os dias, com cobrança de portaria somente para os bailes no Salão Principal e de estacionamento, ao preço de R$ 5,00 para carros e R$ 3,00 para motos.

 

Integram a programação a 17ª Mostra de Gado Geral, 17ª Expo-feira de Gado Leiteiro, 17º Concurso de Pratos Típicos, 15º Torneio de Gado Leiteiro, 14ª Exposição Tecnológica, 14ª Expo-feira Agroindustrial, 12º Festival de Música Sertaneja, 12ª Feira e Mostra de Animais Pequenos e Exóticos, 10ª Feira Industrial, 12º Encontro da Família Agricultora e a 1ª Feira de Mudas Frutíferas e Ornamentais, além de apresentações culturais, bailes e outras atrações.

 

Os shows nacionais agendados para o palco principal do evento são: na sexta-feira (23), a partir das 21 horas, Os Montanari. No sábado (24), a partir das 20 horas, a atração é a gravação do Programa Galpão Crioulo, comandado por Nico e Neto Fagundes – e que vai ter como atrações os cantores Rui Biriva e Joca Martins, além dos grupos Os Três Xirus e Alma de Galpão. E no domingo (25), o show de encerramento fica a cargo da dupla César Menotti e Fabiano, a partir das 19 horas.

 

Toda a programação da 28ª Festa Nacional do Colono está disponível no site oficial do evento: www.festadocolono.com.br. Venha e participe da 28ª Festa Nacional do Colono – Uma Festa de Raízes espera por você, sua família e amigos! De 21 a 25 de julho, no Parque do Agricultor Gilmar Graff.



Fonte: Prefeitura de Itaja?

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS