quinta, 28 de março de 2024
Economia
20/07/2010 | 00:00

A volta do cheque esteve em pauta na Associação de Itajaí

 

 

O resgate de um antigo instrumento de pagamento foi o principal assunto da pauta da reunião de diretoria desta segunda-feira, dia 19. A Associação Empresarial de Itajaí recebeu o deputado federal Edinho Bez (PMDB) que apresentou seu pré-projeto de lei onde pretende “Resgatar o valor da credibilidade do cheque”. Enquanto o volume de pagamentos com cartões de crédito e débito cresceu de maneira significativa desde 2005, a utilização de cheques despencou neste período.

 

O deputado está apresentando o pré-projeto e levantando sugestões em entidades empresariais com o objetivo de ter apoio e de aperfeiçoar a proposta que deverá ser apresentada na Câmara dos Deputados. ”Tenho intimidade com o assunto e sei que precisamos fazer alguma coisa. Estudei, atendendo o pedido das associações comerciais,  industriais, e empresarias em especial as CDLs por esse Brasil afora, mais especificamente de Santa Catarina.”, comentou. “Também estou colhendo sugestões para que possamos afinar bem a proposta”.

 

O parlamentar propõe uma série de medidas para que os cheques voltem a ter a credibilidade no mercado. "Estamos propondo que os bancos assumam o pagamento de cheques de até 25% do salário mínimo, o que corresponde a cerca de R$ 130. Assim os cheques não voltarão mais por provisão de fundos. E os bancos não terão prejuízo. Porque, a partir da abertura de conta nova, terão o controle na emissão do talonário de cheques.”, defendeu, usando uma ampla pesquisa que apresenta números mínimos de devolução de cheques sem fundos no país.

 

Sem data para ser apresentado, o projeto ainda precisa passar pelas comissões do Congresso antes de chegar ao plenário. Para o deputado a proposta passa ainda pelo convencimento do setor bancário e da FEBRABAN. “Tenho a convicção de que convencerei os colegas do Congresso, o Banco Central e o Sistema Financeiro de um modo geral de que o risco que o banco correrá será pequeno, ínfimo, e que valerá, em função do resgate da credibilidade dos cheques”, completou.

 

Na reunião de diretoria ainda foi apresentado o Projeto do escritor Rogério Pinheiro, autor da obra “A Nova Ericeira”. Ele irá lançar a segunda edição da obra no dia 23 de agosto na freguesia da Ericeira em Portugal e está captando colaboradores para a idealização do projeto no país europeu. Na reunião a ACII também recebeu alunos do Colégio Unilider que fizeram a apresentação do projeto de Poesias.

 

Para finalizar o empresário e vice-presidente da ACII, Otílio Emílio (Lola) Dalçoquio fez a entrega de um cheque à presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Itajaí, Neusa Flores. A doação foi compromisso firmado em junho de que cada saco de ração animal vendida em Itajaí pela Dalquim até o final do ano, seria doado R$ 1,00 para a Rede. Este foi o primeiro mês da doação que segue até dezembro



Fonte: Assessoria de Imprensa

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS