quinta, 28 de março de 2024
Economia
Karoline Gonçalves
12/07/2010 | 00:00

Obras do Porto de Itajaí podem ser paralisadas

A Superintendência do Porto de Itajaí foi informada através de um e-mail anônimo que foi interposta uma ação na Justiça Federal, em Brasília, pedindo a anulação do contrato entre o Governo Federal e as empresas reunidas em consórcio para as obras de reconstrução do Porto de Itajaí.

 

O Departamento Jurídico do Porto de Itajaí, após consultas, confirmou a existência da Ação Popular ingressada por dois portuários do Sindicato dos Arrumadores, através de um escritório de advocacia de Itajaí. Em nenhum momento os signatários e os advogados entraram em contato com a direção do Porto de Itajaí.

 

São autores os trabalhadores Luiz Carlos da Silveira e Julio Cesar Gaya Júnior, que têm como advogados Carolina Mayer da Silva, Rafael Mayer da Silva e Rodrigo Rodi Torraca, todos de Itajaí.

 

Uma vez acatados os pedidos contidos na, Ação, poderia significar a interrupção das obras e a plena retomada das atividades do Porto de Itajaí, com reflexos danosos para economia da cidade e de Santa Catarina, justamente em um momento em que a atividade portuária está retomando o curso em nosso Complexo Portuário.

 

Os índices de movimentação registrados no primeiro semestre deste ano são considerados recordes para a realidade de Itajaí e Santa Catarina e consolidam o Porto Organizado de Itajaí como o maior movimentador de contêineres do Sul do Brasil.

 

A Ação se baseia em suposição jurídica de que as obras de recuperação do porto, parcialmente destruído pela força das águas durante a enchente de novembro de 2008, deveriam ser pagas pelo concessionário do arrendamento portuário, Teconvi SA/APM Terminals.

 

A Superintendência do Porto de Itajaí lembra que o Porto, embora tenha a sua gestão municipalizada, pertence à União e, dessa forma, todas as obras e melhoramentos se revertem automaticamente ao patrimônio da União. E mais, os investimentos de responsabilidade do concessionário Teconvi estão sendo objeto de cobrança a partir das regras e prazos estabelecidos no contrato de arrendamento.

 

Segundo o engenheiro Antonio Ayres, Superintendente do Porto de Itajaí, esta ação pode colocar em risco a continuidade das obras justamente no momento fundamental para a retomada da economia de Itajaí, seriamente atingida pelas enchentes de 2008 e pela crise econômica internacional. “A quem interessa essa medida sorrateira, com o objetivo de paralisar as obras do Porto de Itajaí? Quais interesses estão por detrás desta ação?”.



Fonte: Porto de Itaja?

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS