sexta, 19 de abril de 2024
Geral
09/07/2010 | 00:00

Saúde de Itajaí presta mais de 1500 atendimentos/mês

 

 

Os 1580 atendimentos registrados são prestados a 880 pacientes cadastrados no Programa Municipal de Diabetes. Os chamados insulinodependentes recebem um tratamento completo, feito por uma equipe multiprofissional. Integram o programa cinco médicos endocrinologistas para adultos e crianças, uma enfermeira e dois auxiliares de enfermagem, com suporte de dois nutricionistas e duas psicólogas.

 

A Secretaria Municipal de Saúde entrega ainda 1270 insulinas NPH, 280 regulares e 8887 seringas com agulhas. Os pacientes atendidos são encaminhados por médicos das Unidades de Saúde, médicos de sindicatos, associações e consultórios em geral.

 

“O tratamento inclui orientações em diabetes, educação continuada aos usuários, modificação dos hábitos de vida que ocasionem riscos ao paciente, incentivo ao exercício físico, dieta adequada, controle de glicemia capilar, glico teste e apoio psicológico”, informa o Secretário Municipal de Saúde Lírio Eing.

 

O Programa de Diabetes funciona de segunda a sexta das 7h às 19h, na sala 18 da Policlínica Central, ao lado do Batalhão da Polícia Militar, Centro. O telefone para contato é 3908-5646.

 

A doença

 

O diabetes é uma enfermidade que aumenta a quantidade de açúcar (glicose) no sangue. Nosso organismo transforma em açúcar os alimentos que comemos e a insulina ajuda no transporte do açúcar do sangue às células do corpo, onde será usado como energia. Quando se tem diabetes, o corpo não produz insulina ou não produz o suficiente, ou ainda a insulina produzida não funciona adequadamente. Com o tempo, os níveis de açúcar no sangue podem causar problemas sérios a saúde dos olhos, nos nervos, nos rins, no coração, nas veias, nos pés ou seja, nas extremidades do corpo humano.

 

Existem dois tipos de diabetes. Do tipo I, que geralmente ocorre na infância ou na adolescência e o paciente é insulinodependente e Diabetes tipo II que geralmente ocorre em adultos obesos, acima de 40 anos e, a princípio, não são insulinodependentes. Muita fome, muita sede, urinar muito, visão turva - nublada, perda de peso, fraqueza, cansaço, infecções de repetição em pele, urina, genitais, lesões na pele e nos pés são os principais sintomas da doença. O diabetes não tem cura, mas quando diagnosticada precocemente, pode ser controlada, garantindo saúde e qualidade de vida ao paciente.



Fonte: Prefeitura de Itaja?

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS