quinta, 28 de março de 2024
Geral
28/06/2010 | 00:00

Câmara dos Deputados realiza Sessão Solene pelos 150 anos de Itajaí em Brasília

 

 

Sessão Solene realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília, na manhã desta segunda-feira (28), marcou a passagem do aniversário de 150 anos do município de Itajaí. Proposta pelo Deputado Federal catarinense Paulinho Bornhausen, a Sessão Solene contou a presença do prefeito de Itajaí, Jandir Bellini e de significativa representação política do município. A importância política e econômica da cidade formaram a tônica dos discursos proferidos durante a solenidade.

 

Além do prefeito de Itajaí, também estavam presentes na Sessão Solene o Chefe de Gabiente da Prefeitura Municipal, Edison d´Ávila; os Secretários Municipais de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, Clayton Batschauer; de Comunicação, Ivan Rupp Bittencourt; e de turismo, Wagner Lúcio de Souza; além dos Superintendentes do Porto, Antônio Ayres dos Santos Jr., e do Semasa, Flávio Antônio Lage de Faria. Da Câmara Municipal de Vereadores, compuseram a comitiva o presidente do Legislativo, Luiz Carlos Pissetti, e os vereadores Renato Ribas Pereira, Nikolas Reis Moraes dos Santos, Vanderlei Dalmolim, Douglas Cristino, Paulo Manoel Vicente e Antônio Aldo da Silva. O evento contou com presença, ainda, do Embaixador de Portugal no Brasil, João Salgueiro

 

A Sessão Solene foi aberta pelo Deputado Mauro Benevides, que substituiu o presidente da Casa, Michel Temer. O presidente convidou o deputado Paulo Bornhausen, proponente da sessão solene, para justificar a realização do evento. Em seu pronunciamento, o deputado catarinense falou que sua relação com Itajaí é fruto de uma relação de amor. Lembrou da história de seus ancestrais, quando seu tataravô, Markus Konder, apaixonou-se por Adelaide Flores, dando início à formação das famílias Konder e Bornhausen e do comprometimento de seus descendentes pelo desenvolvimento do município.

 

O Prefeito Jandir Bellini ressaltou a importância de Itajaí no cenário político e econômico estadual e nacional. Destacou a importância do porto de Itajaí que, com um pequeno cais de 700 metros, é o segundo porto brasileiro em movimentação de mercadorias conteineriadas. Também lembrou que Itajaí foi berço de cinco governadores do Estado: Lauro Müller, Adolfo Konder, Irineu Bornhausen, Antônio Carlos Konder Reis e Jorge Bornhausen.

 

Durante seu pronunciamento, o prefeito procedeu a entrega de medalhas comemorativas ao sesquicentenário do município a diversas autoridades. Foram homenageados o presidente da Câmara do Deputado, Michel Temer, por ter acatado a realização da Sessão Solene; o deputado Mauro Benevides, por ter aberto a sessão (que posteriormente passou a ser dirigida pelo deputado proponente); ao deputado Paulinho Bornhausen (que propôs e presidiu a Sessão Solene); ao embaixador de Portugal, João Salgueiro; ao deputado Edinho Bez; ao Governador Leonel Pavan, representada pela Secretária de Estado de Articulação Nacional, Lourdes Martini; ao Consultor Legislativo Dr. Abelardo Gomes, representando o Senado Federal; à professora da Universidade do Distrito Federal, Ana Rosa Simplício, natural de Itajaí, representando uma homenagem ao povo brasiliense; e ao itajaiense Lílio Chaves Cabral, que há mais de 30 anos reside em Brasília e tem prestado relevantes serviços aos itajaienses que precisam acessar os serviços públicos em Brasília.

 

Além de Paulo Bornhausen e Jandir Bellini, também fizeram uso da Tribuna da Câmara durante a Sessão Solene o Embaixador de Portugal, João Salgueiro; o presidente da Câmara de Vereadores de Itajaí, Luiz Carlos Pissetti; o vereador Nikolas Reis Moraes dos Santos, representando a bancada de oposição no Legislativo Municipal; e o vereador Renato Ribas Pereira, representando a bancada governista no legislativo municipal.  A Sessão Solene foi transmitida na íntegra, para todo o Brasil, pela TV Câmara.

 

Mérito Legislativo – Em seu pronunciamento durante a Sessão Solene, o Deputado Paulo Bornhausen anunciou que o prefeito de Itajaí, Jandir Bellini, deverá ser homenageado neste ano com a Medalha do Mérito Legislativo. A premiação consiste na maior honraria do parlamento brasileiro à personalidades de destaque no cenário nacional. A data de outorga da premiação ainda não foi anunciada.



Fonte: Prefeitura de Itaja?

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS