sexta, 29 de março de 2024
Geral
25/06/2010 | 00:00

Itajaí tem sua siritopéia - alusivo aos 150 anos de Itajaí

 

SIGNIFICADO E ORIGEM

 

 

            A palavra SIRI significa o nome comum de várias espécies de crustáceos decápodes braquiúros, da família dos Portúniclas – dentre essas várias espécies temos o SIRIAÇU, SIRI-BAU, SIRI-CARANDEIA, SIRI-MANGUE, entre outros.

 

Já a palavra CENTOPÉIA, substantivo feminino, significa nome comum dos quilópodes, que no Brasil é conhecido como lacraia e rabo-de-tesoura; mulher horrenda.

 

A junção das palavras SIRI + CENTOPÉIA, que vem a significar uma seqüência de SIRIS engatados uns aos outros através de triciclos.

 

Aos triciclos são acoplados numa carenagem de fibra, com a forma de um SIRI, pintados na cor em que se retira do mar.

 

Os triciclos são movidos através da força humana, por meio de pedais, como os de bicicletas.

 

Portanto, a palavra SIRITOPÉIA é um neologismo[1].

 

COMO SURGIU

 

A idéia da sua criação partiu do advogado Luiz Fernando Molléri, que, inicialmente pretendia apresentar por ocasião dos festejos da MAREJADA realizada anualmente em nosso Município , no mês de outubro.

 

A referida festa tem por objetivo resgatar as origens e tradições açorianas e portuguesas, que colonizaram o nosso Município nos seus primórdios.

 

Como não foi possível produzi-lo para a MAREJADA do ano de 2009, procuramos desenvolver o projeto para os festejos comemorativos aos 150 ANOS DE ITAJAÍ, que tem sua data de aniversário o dia 15 de Junho (fundada em 15.06.1860).

 

Na elaboração preliminar do projeto tive a colaboração do filho Marcello Luiz Molléri, recém formado em Engenharia Civil , pela FURB, da Cidade de Blumenau.

 

Concebida a idéia, passou-se a etapa seguinte, ou seja, a elaboração do projeto definitivo e a sua execução.

 

Marcello, veio a conhecer Rodrigo Huelsmann, Designer Industrial, em Bal. Camboriú , ao qual levamos a idéia em um pré-projeto. Após, análises e troca de idéias, chegou-se ao modelo que foi concebido.

 

O designer Rodrigo elaborou, portanto, o projeto definitivo e após a sua aprovação, passou a execução, que durou aproximadamente 5 (cinco) meses.

 

Inicialmente eram 3 (três) triciclos, passando posteriormente para 6 (seis) triciclos. Pretendemos, posteriormente, aumenta-lo para 12 (doze).

 

Os triciclos com a forma de um SIRI, tem uma extensão de 1,90m de comprimento, por 2,40 de largura, cada um, incluindo as garras.

 

Cada triciclo comporta uma pessoa sentada que auxilia na movimentação (pedalando) e controla o sistema de freio, podendo efetuar leve manobra, em forma de ziguezague.

 

Os 6 (seis) SIRIS acoplados, formam uma fileira de 10,20m de comprimento. Daí a denominação de SIRITOPÉIA.

 

É também uma homenagem aos ITAJAIENSES, chamados de PAPA-SÍRIS e tem por objetivo apresentar-se em eventos no nosso Município, constituindo-se numa atração para a comunidade.

 

INTEGRANTES

 

Participam do Grupo as seguintes pessoas:

 

v     Luiz Fernando Molléri (idealizador e proprietário) e esposa Salete Pinotti Molléri (advogados);

v     Marcello Luiz Molléri, filho (engenheiro)

 

convidados:

 

v     Sérgio Nascimento e esposa Eliana (advogados);

v     José Domingos Bortollatto (advogado) e esposa Luci;

v     Francisco José Dias (advogado) e esposa Rose.

v     Júlio César  Wippel e esposa Yara;

v     Vitória França (advogada).

 

TRAJE:

 

O traje, conforme modelo abaixo, compõe-se de: chapéu vermelho, em feltro, com fitas em azul/branca/preto; camisa branca, tendo na frente o brasão do Município, na manga direita a logomarca alusiva aos 150 ANOS DE ITAJAÍ, e nas costas o desenho de um SIRI com a palavra SIRITOPÉIA e abaixo ITAJAÍ-SC; bermuda azul; meias vermelhas com listras brancas e sapatos na cor preta.



Fonte: Assessoria de Imprensa

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS