sexta, 19 de abril de 2024
Geral
Divulgação
23/06/2010 | 00:00

Obras irreverentes fazem parte do 12º Salão Nacional de Artes de Itajaí

 
 
 
Quem passar em frente ao Centreventos Itajaí, na Avenida Ministro Victor Konder, a Beira Rio, poderá achar estranho um contêiner envolto por uma fita preta com laço. Mas não é preciso se preocupar, pois o objeto é uma das muitas obras irreverentes que fazem parte do 12º Salão Nacional de Artes de Itajaí, que acontece no Pavilhão B do Centreventos, desde a última segunda-feira (21).


A obra é do artista plástico itajaiense João Wencesslaw Neto, e se propõe a idéia de um protesto de luto em razão ao atraso das obras do Porto Municipal. Quem for até o local, poderá observar um texto adesivado na porta do contêiner com este relato, já que para o artista, a arte é um meio de comunicação e é preciso dar mais visibilidade a esta questão. “Esse trabalho representa os contêineres perdidos (mortos) em razão da enchente e da morosidade nas decisões e ações políticas. Espero que ele no mínimo, faça com que as pessoas se perguntem e reflitam sobre esse assunto e quem sabe alguém se sensibiliza e toma alguma atitude”, conclui Wencesslaw.


Outra obra que segue este mesmo caminho é do estudante de artes visuais, Lucas Negri, de Poços de Caldas – MG. A instalação do artista é montada a partir de objetos que não possuem mais uso, encontrados pelas ruas da cidade onde irá expor. Lucas faz essa busca em terrenos baldios, casas abandonadas e até em departamentos de patrimônio.


Depois de reunidos os objetos, que vão desde sofás, cadeiras, eletrodomésticos, entre outros, eles são quebrados e dispostos no local específico para obra. “A idéia é remeter às pessoas lembranças destes objetos que um dia tiveram uma história e sua utilidade, mas hoje foram descartados e remetem ao abandono”, ressalta Lucas. Aqui em Itajaí especificamente, o artista conta que muitas pessoas relataram se lembrar dos destroços amontoados em frente às casas, após a enchente de 2008. E por coincidência, as duas obras externas do Salão estão ligadas ao mesmo tema, a enchente.


O 12º Salão Nacional de Artes de Itajaí reúne obras de 90 artistas selecionados e 13 convidados, sendo nomes de grande representatividade para arte brasileira. A mostra fica aberta a visitação até o dia 22 de julho, das 9h às 11h30min e das 14h às 18h. Visitas monitoradas podem ser agendadas na Casa da Cultura, pelo telefone: 3349-1665.


Fonte: Prefeitura de Itaja?

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS