quinta, 28 de março de 2024
Divulgação
23/06/2010 | 00:00

Grandes ondas e muito frio na estréia do Cabo de Santa Marta

 

Uma linda terça-feira de Sol, céu azul, porém de muito frio em Laguna no primeiro dia do prazo do South to South Santa Marta Pro no Cabo de Santa Marta, distante 15 Km do centro da histórica cidade do litoral sul de Santa Catarina. A estrutura da etapa nível 5 do ASP World Star está instalada no meio da Praia do Cardoso, mas o evento é móvel pela região do Farol de Santa Marta e foi iniciado no canto esquerdo do Cardoso, que apresentava melhores condições no mar “storm”, com ondas de mais de 2 metros de altura na terça-feira. Um total de 128 surfistas se inscreveu para disputar os 120.000 dólares e 2.000 pontos no ranking de acesso para a elite do ASP World Tour, com 56 deles competindo nas doze baterias da primeira fase programada para a terça-feira em Laguna.

 

 

O catarinense Ricardo dos Santos fez a melhor apresentação do primeiro dia, conseguindo uma nota 9,5 logo na primeira onda que surfou em sua estréia no South to South Santa Marta Pro. Ainda pegou uma outra muito boa que valeu nota 7,27 para fechar o maior placar do campeonato em 16,77 pontos de 20 possíveis. Estas são as marcas a serem batidas até domingo no Farol de Santa Marta.

 

 

“O mar está muito difícil e só tentei me posicionar no lugar certo porque achava isso fundamental para me dar bem na bateria”, contou Ricardo dos Santos. “Aí logo entrou aquela primeira onda muito boa, ficou bem emparedada, consegui dar duas manobras fortes e finalizei com uma um pouco mais moderna, do jeito que os juízes gostam. Estou feliz porque isso aqui é sonho de todo surfista que mora em Santa Catarina e sabe do potencial deste lugar. É muito bom você ir pro campeonato sabendo que vai rolar onda boa e aqui é assim, certamente um lugar muito especial”.

 

Ricardinho venceu a sétima bateria do South to South Santa Marta Pro, que foi inaugurado com a vitória do carioca Simão Romão no primeiro confronto do dia, com o argentino Leandro Usuña ganhando a briga pela segunda vaga do paulista Marco Aurélio. “Acabei entrando na primeira bateria do campeonato, pois estou sem patrocínio e não tinha dinheiro pra viajar, mas depois dei um jeito, só que já tinha perdido o prazo para ser pré-classificado”, contou Simão Romão. “Estou feliz por conhecer esse lugar, maior visual, altas ondas, apesar do vento muito forte tem altas e show que passei em primeiro”.

 

 

 

Muito feliz também ficou o argentino Leandro Usuña, que não esperava estrear logo na primeira bateria do South to South Santa Marta Pro. “É a primeira vez que venho pra cá, não conhecia o lugar, é bem diferente, muito bonito e bom que tem ondas e o clima está bem parecido com a Argentina”, falou Leandro Usuña. “As ondas estão difíceis, mas as esquerdas estão abrindo bem, só que está complicado lá dentro, às vezes parece até que você está dentro de uma máquina de lavar gigante”.

 

 

 

Outro estrangeiro que passou em segundo lugar na sua bateria foi o surfista de Trinidad Tobago, Chris Dennis, na disputa vencida pelo paulista Beto Fernandes. “As ondas são até boas, mas está difícil se posicionar lá dentro, o vento muito forte, correnteza, então fica tirando a gente do pico direto. Mas, consegui manter a paciência para surfar as ondas que precisava pra passar”, disse Chris Dennis, que confessou torcer pro Brasil na Copa do Mundo. “Eu tenho facilidade de vir competir aqui no Brasil e este lugar aqui é maravilhoso, acho que é o mais lindo que já vi na vida. Também adoro os brasileiros, são muito amigos e também adoro o time do Brasil, estou torcendo bastante na Copa, não perco um jogo”.

 

 

 

Outra atração na abertura do South to South Santa Marta Pro foi o catarinense Teco Padaratz, duas vezes campeão mundial do WQS em 1992 e 1999, que está participando com convite especial da Mídia Express, agência organizadora do evento inédito em Laguna. Ele já abandonou as competições há muito tempo, mas honrou o convite estreando com vitória sobre o surfista de Fernando de Noronha (PE), Patrick Tamberg, e o gaúcho Robson Borba, que acabou sendo eliminado da disputa.

 

 

 

“Esse lugar é mágico. Você pisa aqui e já se sente diferente, tem muita Natureza, bem longe de qualquer cidade, a população aqui com esse espírito muito hospitaleiro, um lugar muito tranqüilo e achei animal a idéia de fazer um evento aqui”, destacou Teco Padaratz. “Isso aqui é muito vanguarda e tem todo o espírito real do surfe mesmo, original, campeonato móvel pra buscar as melhores ondas, show, perfeito. Só torço para continuar avançando na competição para aproveitar mais tudo isso”.

 

 

 

            O South to South Santa Marta Pro é realizado pela Mídia Express Publicidade, em conjunto com a Inloco Marketing Promocional e Prefeitura Municipal de Laguna, com patrocínio da marca South to South, Ministério do Turismo do Governo Federal e do Governo do Estado de Santa Catarina, através do FUNDESPORTE – Fundo de Investimento ao Esporte. O evento também conta com apoio da Unisul, das lojas de surfe Marbom, Jamaica, Santamarta, Tent Beach e Eduardo Surfshop, da Skygraf e da Associação de Hotéis, Restaurantes e Bares de Laguna, sendo homologado pela ASP South America, com a Federação Catarinense de Surf e Associação de Surf de Laguna colaborando na organização do evento que será transmitido ao vivo pelo www.santamartapro.com.br



Fonte: Assessoria de Imprensa

JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS