quinta, 28 de março de 2024
Divulgação
18/06/2010 | 00:00

Associação Náutica de Itajaí realiza a Regata Cidade de Itajaí150 anos

 

 

A história de Itajaí está intimamente ligada à navegação. A cidade cresceu pela força das velas dos navios dos colonizadores portugueses, e posteriormente por navios alemães e italianos. Localizada em uma área estratégica e privilegiada, na Foz do Rio Itajaí Açú e às margens do Oceano Atlântico, osegmento econômico da cidade, tem como fator principal, as águas.

 

É neste importante contexto que o evento de vela oceânica acontece com o objetivo de resgatar a cultura náutica de Itajaí.A competição será amanhã, dia 19, às 14 horas, entre 15 veleiros. Neste ano, a Regata terá a participação do navegador catarinense Vilfredo Schürmann, que ficou conhecido nacionalmente por dar a volta ao mundo à bordo de um veleiro com sua família.

 

A disputa dos veleiros será realizada ao lado dos Molhes do Atalaia e tem como premiação trofeús e medalhas para os primeiros colocados. A Regata é promovida pela Associação Náutica de Itajaí (ANI) em parceria com a Prefeitura, em comemoração aos 150 anos da cidade e está aberta ao público.

 

A ANI

 

A Associação Náutica de Itajaí foi fundada por Vilmar e Higina Braz, um casal de navegadores, em 2001. Após terem navegado pelo mundo durante cinco anos à bordo de um veleiro, retornaram à cidade natal, Itajaí, com o objetivo de fundar uma Escola do Mar. A intenção era criar um local para reunir jovens e repassar os conhecimentos adquiridos durante a viagem para o desenvolvimento da mentalidade marítima e a consciência da preservação ambiental dos participantes através do esporte e do lazer.

 

Sem fins lucrativos a ANI, por meio de projetos sociais, oferece aos jovens da comunidade atividades náuticas, culturais e o despertar para uma consciência de preservação ambiental através de aulas de remo e vela oceânica gratuitos. Foi decretada entidade de Utilidade Pública Municipal através da lei 4.051 de 22 de março de 2004. Com o apoio da Secretaria de Educação e empresários, a associação está atualmente envolvida com  quatro projetos sociais.

 

 

Os projetos

 

O mais relevante deles que é realizado desde 2002 é “Navegando pela Cidadania”. Este projeto é restrito aos alunos da Rede Pública de Ensino, que têm a oportunidade de participar de aulas de remo e vela oceânica no período contrário às aulas. Este projeto faz parte dos programas para a educação integrada nas escolas do município. O “Navegando pela Cidadania” reúne 300 alunos semanalmente com aulas de aproximadamente duas horas. “O objetivo da ANI é mostrar a importância dos rios e do mar. As crianças devem conhecer primeiro para então, aprender a preservar”, explica Orlando França, Diretor de Comunicação da ANI. Em nove anos de existência a ANI já atendeu mais de 5.000 alunos da rede pública de ensino de Itajaí.

 

 

Outro projeto da Associação é o “Conhecer para Preservar”, que está ativo desde 2001. O tempo de duração é determinado pelas parcerias realizadas com interessados, empresas, instituições ou orgãos públicos. Neste projeto o objetivo é sensibilizar a comunidade para as questões ambientais, estudando os aspectos culturais e  regionais e resgatar a história das emabarcações. Assim, os participantes aprendem a valorizar, respeitar e conservar os rios que se encontram numa situação crítica de poluição.

 

O terceiro projeto se chama “Arte da Marinharia” que ensina a arte milenar de trabalhar a habilidade com os cabos, manobras das embarcações, como fundeio e atracação. Através de seus associados estão sendo formados grupos de jovens remadores e oficinas nas escolas e comunidades. Nestas oficinas, são abordadas questões referentes ao manejo sustentável dos rios da micro região: o rio Itajaí-Mirim e o Itajaí-Açú. A embarcação escolhida para trabalhar foi a Canoa Baleeira, com oito remos, trazida pelos imigrantes açorianos, e que contribuiu para o desenvolvimento socioeconômico da região, servindo ainda hoje, aos pescadores artesanais.

 

O projeto que conta a história do Porto de Itajaí enquanto se navega a bordo do Barco Escola pela foz do rio Itajaí-Açu, se chama Navegando no Tempo”. Neste passeio são realizados estudos de história, que contam desde a construção dos Molhes da Barra, que recebia os navios veleiros, até a atualidade: Itajaí possui um dos maiores portos do país na movimentação de contêineres. O projeto acontece aos sábados com duração de duas horas e o público para o qual é direcionado é a comunidade.

 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS