sexta, 19 de abril de 2024
Geral
Divulgação
17/06/2010 | 00:00

Mais da metade da população de Itajaí está protegida do vírus H1N1

 

 

A Campanha de Vacinação contra a Influenza A (H1N1) encerrou com saldo positivo em Itajaí. Agora, mais da metade da população está protegida da doença. Foram imunizadas 88.494 pessoas. A meta de 80 %, estabelecida pelo Ministério da Saúde, foi alcançada e, na maioria dos grupos, foi ultrapassada.

 

Estão 100% protegidos os grupos dos trabalhadores dos serviços de saúde, portadores de doenças crônicas, idosos, gestantes, crianças menores de dois anos e adultos jovens saudáveis de 20 a 29 anos. O grupo dos adultos jovens saudáveis, de 30 a 39 anos alcançou 86% da meta. “Alcançar e ultrapassar a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é prova que nossa ação estratégica foi um sucesso”, afirma o Secretário Municipal de Saúde.

 

“A Saúde Municipal abriu postos volantes em locais de grande circulação de pessoas, abriu as unidades de saúde aos sábados e esteve quase que diariamente na mídia pedindo o apoio da população para que tomasse a vacina. O resultado está aí com mais da metade da população de Itajaí protegida da doença”, declara o Secretário.

 

Com a chegada do inverno, a Vigilância Epidemiológica Municipal reforça necessidade de se manter as normas básicas de higiene, como lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar, depois de usar o banheiro, antes de comer, antes e após tocar os olhos, a boca e o nariz.

 

Ao tossir ou espirrar, cobrir a boca e o nariz com um lenço, de preferência, descartável; evitar aglomerações, ambientes fechados e contato com pessoas doentes e ter hábitos saudáveis, que incluam alimentação balanceada, ingestão de bastante líquido e prática de atividades físicas.

 

Nos ambientes com aglomeração de pessoas é preciso manter as portas e as janelas abertas, já que os principais meios de transmissão da Gripe A são através da tosse, espirro ou de contato com secreções respiratórias de pessoas contaminadas. Quem apresentar febre alta repentina e tosse deve procurar imediatamente o serviço de saúde e evitar a automedicação.



Fonte: Prefeitura de Itaja?

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS