quinta, 28 de março de 2024
Economia
Divulgação
14/06/2010 | 00:00

Portonave é certificada pela ISO 14001

 

Entre os dias 8 e 11 de junho o Terminal de Navegantes passou pela fase final da auditoria que garantiu a conquista do certificado, comprovando a eficácia dos projetos de preservação ambiental da empresa

 

Durante os quatro dias uma auditora da empresa Bureau Veritas – BVC visitou todos os departamentos da Portonave S/A – Terminais Portuários de Navegantes para verificar procedimentos, documentos e a aplicação prática da política do Sistema de Gestão Integrado (SGI) da empresa. A conclusão foi que o Terminal atende a todos os requisitos da ISO 14001:2004.

 

“A certificação era uma meta, nós planejamos e trabalhamos muito para chegar lá. A conquista demonstra o trabalho e dedicação de toda a equipe e nos traz cada dia mais responsabilidade”, comenta o diretor superintendente administrativo da Portonave, Osmari de Castilho Ribas.

 

A norma da ISO 14001 estabelece os requisitos para a operação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), por meio de controle de uso e disposição de recursos, redução de riscos e melhora de desempenho. O certificado reconhece que a organização cumpre as normas, estando preocupada tanto com a lucratividade quanto com a gestão de impactos ambientais. 

 

Mais de 2,5 mil horas foram dedicadas ao treinamento dos cerca de 600 colaboradores da Portonave, além de prestadores de serviços, para ensinar sobre os procedimentos adotados pelo Sistema de Gestão Integrado e Ambiental da Portonave. Aspectos que influenciam diretamente o meio ambiente nas atividades do Terminal, como consumo de água, energia e materiais, geração de resíduos sólidos, líquidos e gasosos além de riscos de acidentes estão entre os temas trabalhados.

 

Com base nos aspectos ambientais significativos são definidos os objetivos e metas focados na prevenção da poluição e preservação do meio ambiente, projetos de reciclagem de resíduos, diminuição de consumo de água e energia elétrica além de cuidados para evitar acidentes. Os colaboradores também são instruídos quanto aos procedimentos adotados em caso de emergências, com definição de rotas de fuga e de uma equipe de segurança ágil e qualificada.

 

Em 2009 a Portonave recebeu a certificação ISO 9001:2008, sendo o primeiro Terminal Portuário a recebê-la nesta versão. Em março deste ano uma nova auditoria garantiu a manutenção do certificado. A empresa também possui o ISPS Code, código internacional que visa a segurança e proteção de navios e instalações portuárias.



Fonte: Portonave

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS