sexta, 29 de março de 2024
Geral
08/06/2010 | 00:00

Funrebom e Defesa Civil foram discutidos na Associação Comercial de Itajaí

            A reunião de diretoria da ACII desta segunda-feira (07) teve dois importantes assuntos em discussão. O primeiro deles foi com o comandante do Corpo de Bombeiros de Itajaí, tenente-coronel Onir Mocellin, que falou sobre a aplicação do Fundo Municipal de Reequipamentos do Corpo de Bombeiros (Funrebom). Na abordagem o comandante apresentou a Lei do Funrebom no município, detalhando valores e também repassando dados da legislação estadual.

 

            Em seguida fez uma ampla explanação sobre as aplicações dos recursos, principalmente em equipamentos de proteção e apresentou dados de ocorrências em gerais e específicas da Operação Veraneio. O comandante também destacou que em 13 anos que está em Itajaí o efetivo caiu pela metade e que hoje a corporação conta com 62 bombeiros. O major Edson Luis Biluk  também passou algumas informações das questões técnicas e do trabalho de prevenção, ressaltando que 76% das obras em Itajaí estão irregulares. “A maioria das edificações do município não possuem sistema de proteção contra incêndio”, disse.

 

            O segundo assunto da reunião foi a atual situação da Defesa Civil. O coordenador da Defesa Civil de Itajaí, major Sérgio Murilo de Melo, deu ênfase a preocupação com as construções irregulares nas encostas dos morros, frisando que a situação se agravou muito. O atual cenário foi apresentado através de fotos que realmente retratavam a preocupação do coordenador.

 

            Ele informou que a Defesa Civil vem fazendo um monitoramento permanente nas áreas de risco da cidade, sendo elas, a região ribeirinha e as encostas. Segundo o major os maiores problemas encontrados são as construções irregulares, a comercialização dos terrenos com contratos de compra e venda, o saneamento básico e as ligações de energia elétrica e água.

 

            Para finalizar informou que a Defesa Civil está aguardando a chegada de dois veículos, que já apresentou a prefeitura o projeto para implantação do Sistema de Comunicação e Telemetria para a cidade e que em breve deverá ser realizado o processo seletivo para agentes da Defesa Civil.

 

            No encerramento da reunião a sócia do Despachante Espíndola, Maria Tereza de Athaíde Espíndola, fez a entrega de um cheque a presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Itajaí, Neusa Flores. A doação foi compromisso firmado de que cada documento emitido em maio seria destinado R$ 1,00 a rede. O proprietário Dalquim e vice-presidente da ACII, Otílio Emílio (Lola) Dalçoquio, seguirá o exemplo, sendo que, a cada saco de ração animal vendida em Itajaí durante 2010, doará R$ 1,00 para entidade.



Fonte: Assessoria de Imprensa da ACII

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS