sexta, 19 de abril de 2024
Geral
Divulgação
04/06/2010 | 00:00

Prefeitura desenvolve projetos para a educação integrada

 

 

 

A Rede Municipal de Ensino de Itajaí está desenvolvendo programas para promover a educação integral dos alunos com o intuito de obter parcerias intersetoriais e intergovernamentais em torno de uma ideia simples: lugar de criança e adolescente é na escola. O objetivo é manter os estudantes com atividades, enquanto os pais estão no trabalho, desenvolvendo o exercício da cidadania e orientá-los para a vida com o auxílio de profissionais pedagógicos. “Uma das grandes metas da Educação Municipal para 2010, é a Educação Integral, é um projeto de resultados positivos para os alunos da Rede”, afirma Eli Andrade da Silva, Coordenadora do Programa Mais Educação.

 

 

CONTRA TURNO – AULA DE REFORÇO COM ATIVIDADES DIVERSAS

 

Um dos programas implementados pela Prefeitura é o Contra Turno, que já existe desde 1998, mas contava com uma quantidade menor de alunos, aproximadamente 400. Mais conhecido como CAP, (Centro de Apoio Pedagógico), aos poucos o programa foi evoluindo e hoje, além de oferecer aulas de reforço para os alunos com dificuldade em sala de aula, conta uma oferta de atividades bem variadas, que vai do xadrez na própria escola até aulas de remo na Beira-Rio.

 

 

Atualmente o Contra Turno está totalmente inserido nas escolas do município, contemplando 2.490 crianças e adolescentes, que participam de atividades como taekwondo, musicalização, futebol, natação, xadrez, remo e ginástica olímpica. No total, 31 escolas recebem este benefício, no horário oposto ao turno normal de aulas. As atividades são realizadas em espaços físicos da escola e em espaços comunitários cedidos pela prefeitura e é aberto para todos os alunos. Segundo Maria Carolina Varaldo, professora da Escola Municipal Melvin Jones, no bairro Cordeiros, os alunos participam de taekwondo, dança, capoeira e o coral. “A participação dos alunos é grande. O taekwondo é o preferido”.

 

 

SEGUNDO TEMPO – DEMOCRACIA À PRÁTICA ESPORTIVA

 

O Segundo tempo é um programa voltado às práticas esportivas e que tem como parceiro, o Governo Federal. O objetivo é universalizar o acesso ao esporte para todos os alunos das escolas públicas. “O aluno tem a oportunidade de participar de várias atividades coordenadas por professores da Rede de Ensino”, diz a Coordenadora do Programa Mais Educação Eli Andrade. Os materiais utilizados, como bolas e redes são doados pelo Governo e os professores são contratados pela Prefeitura. “A participação dos alunos é em massa nas aulas de futebol. E estamos organizando também um campeonato de xadrez”, conta empolgado Luiz Antonio Camilo, professor da Escola Inês Cristofolini de Freitas.

 

MAIS EDUCAÇÃO – INCLUSÃO SOCIAL DE ALUNOS POR MEIO DE ATIVIDADE OPTATIVAS

 

A Secretaria de Educação de Itajaí criou um programa para as escolas que apresentam o menor índice de desenvolvimento e educação básica (IDEB). O programa está previsto para entrar em vigor no mês de julho. “Estamos no aguardo pela verba do Governo, 10 escolas receberão o projeto. Os alunos carentes terão prioridade na partcipação das atividades”, informa a Coordenadora Eli Andrade. O Mais Educação tem como finalidade a inclusão social de alunos carentes aumentando a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas, como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital e educação econômica. São 6.365 alunos que serão beneficiados nas escolas municipais. Os professores que serão os responsáveis pelo Programa Mais Educação nas escolas já receberam capacitação. Entre as ecolas beneficiadas estão Olílmpio Falconieri, Elias Adaime e José Medeiros Vieira.

 


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS