sexta, 29 de março de 2024
Geral
02/06/2010 | 00:00

Acervo da Fundação Genésio Miranda Lins, da cidade de Itajaí, recebe primeira obra em braile

A Fundação Genésio Miranda Lins recebe nesta quarta-feira (02), a primeira obra em braile para compor o acervo do Centro de Documentação e Memória Histórica. O livro doado é “A Nova Ericeira”, do jornalista Rogério Pinheiro, que além do livro, também doará um audiobook. A entrega do material será às 11h30min, na sede da FGML, situada à Rua Lauro Müller, 335, Centro, e conta com a presença dos membros da ADVIR - Associação dos Deficientes Visuais de Itajaí e Região e do vereador Marcelo Werner, que é portador de deficiência visual. O livro e o audiobool estarão disponíveis à comunidade.

 

Para o autor, o livro em braile e o audiobook têm principalmente o papel de inclusão social, já que pessoas com deficiência visual também devem ter acesso livre à informação. Rogério ainda espera que a ideia possa servir de exemplo para outros autores e com isso, facilite as pesquisas sobre a cidade e a região para os portadores de deficiência visual.

 

O livro conta a história de uma companhia itajaiense de pesca, chamada Nova Ericeira. Com terrenos localizados na Enseada de Garoupas, onde hoje compreende as terras desde Porto Belo até Itajaí, A Nova Ericeira resgata a importância desta companhia para a pesca nacional. Com a obra, o autor mostra o quanto a companhia pesqueira contribuiu para formar a identidade e a cultura desta região de Santa Catarina.

 

Através de personagens, a obra retrata a história de nove famílias descendentes de colonos vindos da Ericeira. Os textos são ambientados em Itajaí, Bombinhas, Porto Belo, Navegantes, Santos (SP), Rio Grande (RS) e Ericeira (Portugal). O livro A Nova Ericeira foi lançado no Museu Histórico de Itajaí, no dia 10 de março deste ano.



Fonte: FCI - Funda??o Cultural de Itaja?

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS