quinta, 28 de março de 2024
Esportes
28/05/2010 | 00:00

Prefeitura vai colocar em execução projeto Dunas Vivas


A Fundação do Meio Ambiente de Navegantes (FUMAN), juntamente com a Secretaria de Obras, inicia no dia 07 de junho (segunda-feira) a derrubada de árvores exóticas casuarinas, espécies estranhas ao meio ambiente local, na orla da praia de Navegantes, em cumprimento ao termo de ajuste de conduta do processo do Ministério Público Federal, com o intuito de recuperação das dunas e da regeneração da vegetação nativa no local.

 

Conforme o superintendente da FUMAN, Eng. Agrônomo Paulo Mafra, a Fundação estará desenvolvendo o projeto Dunas Vivas, com a formação de dunas embrionárias, ou seja formadas pelo material lenhoso das árvores cortadas e as trazidas pelas correntes marinhas. Serão cdistribuídas nas áreas degradadas das dunas frontais (as de frente para o mar) e secundárias. A degradação é provocada por corredores de vento, maré alta e pisoteio.

Segundo o superintendente, as árvores derrubadas, conhecidas popularmente como pinheiros australianos, plantadas nas praças e jardins, serão substituídas por espécies nativas, com mudas de porte em torno de 2,0 a 3,0 metros, além do enriquecimento das áreas degradadas das dunas por meio de semeadura e transplantio de espécies da própria área. “Estaremos substituindo essas árvores exóticas porque possuem grande poder de infestação, são prejudiciais à saúde humana, à fauna e a plantas nativas. Tal procedimento será executado na orla marítima nas praias de Gravatá, Meia Praia e Centro”, explicou.

 

A importância das dunas

 

A bióloga da FUMAN Ana Isabela Mafra explica que o projeto de recuperação das dunas da orla marítima de Navegantes é de extrema necessidade porque esses bancos de areia servem de barreira natural à invasão da água do mar. Ela lembra da recente ressaca na praia da Armação em Florianópolis, onde por causa da degradação da orla o mar engoliu a faixa de areia, destruiu três casas e deixou outras noves interditadas. “Nosso objetivo é recuperar as dunas da orla marítima de Navegantes, para que futuramente os fenômenos naturais não deixem que as águas do mar invadam a nossa costa e causem prejuízos maiores. Em Navegantes, possuímos dois pontos críticos que requerem medidas emergenciais, como a praia do Gravatá e a área do campo de futebol de areia do centro”, finalizou.   



Fonte: Prefeitura de Navegantes

JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS